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Título: O uso das tecnologias da informação na redução da evasão na educação de jovens e adultos na Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Lourdes de Faustino
Autor(es): Santos, Iramir Souza
Rocha, Josiete Fernanda Alves
Silva, Luciene Aparecida Rocha e
Sousa, Selmar Pereira de
Cruz, Tatiane Angélica Vieira
Orientador(es): Moreira, Ana Maria de Albuquerque
Tema: Educação de Jovens e Adultos (EJA) : GO : 1º Segmento : Gestão Político-Pedagógica - Evasão/trabalho
Assunto: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Tecnologia da informação e comunicação
Evasão escolar
Qualificações profissionais
Data de apresentação: Out-2015
Data de publicação: 3-Jan-2017
Referência: SANTOS, Iramir Souza et al. O uso das tecnologias da informação na redução da evasão na educação de jovens e adultos na Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Lourdes de Faustino. 2015. 49 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.
Resumo: Este Projeto de Intervenção Local -PIL faz uma análise da situação da evasão escolar do sujeito trabalhador na Escola Municipal Maria Lourdes de Faustino, situada em Santo Antônio do Descoberto, Goiás, para diminuir esse problema, estimulando os alunos ao aprendizado para que tenham uma visão ampla e para que possam buscar uma qualificação profissional nas tecnologias da informação e comunicação. A preocupação em trabalhar os métodos pedagógicos para o saber escolar no aprendizado do sujeito trabalhador coloca para a escola o desafio de orientar sua prática pedagógica para as diferentes formas de vida dos educandos trabalhadores proporcionando visão para mudanças de estado socioeconômica e garantindo, ao mesmo tempo, a permanência do educando trabalhador no ambiente escolar pelo uso das tecnologias da informação e comunicação. Busca-se através desta proposta a dedicação dos educadores desta instituição de ensino para com seus educandos no sentido de alertá-los para a realidade da vida nos tempos modernos em que a escolarização torna-se indispensável para uma qualificação profissional segundo as exigências do mercado de trabalho.
Abstract: This Intervention Project Location -PIL makes an analysis of the situation of the school dropout of subject worker in the Municipal School Mary Lourdes of Faustino, located in Santo Antonio do discovered, Goiás, to decrease this problem, stimulating the students to learning for that have a wide vision and to seek a vocational qualification in information and communication technologies. The concern to work in teaching methods for the school knowledge in learning the subject worker puts to the school the challenge of guiding their pedagogical practice for the different forms of life of those being educated workers providing vision for socioeconomic status changes and guaranteeing, at the same time, the permanence of the student worker in the school environment by the use of information and communication technologies. Search through this proposal the dedication of educators of this institution of higher education for with their learners to alert them to the reality of life in modern times in that schooling becomes indispensable to a vocational qualification according to the demands of the labor market.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, III Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2015.
Aparece na Coleção:Educação na Diversidade e Cidadania - EJA



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