Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/15404
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_FranciscoDeAssisDoNascimento_MonicaAparecidaBorba_tcc.pdf2,48 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A contribuição dos discentes e docentes da EJA, para a preservação do meio ambiente local
Autor(es): Nascimento, Francisco de Assis do
Borba, Mônica Aparecida de
Orientador(es): Rocha, Eliene Novaes
Tema: Educação de Jovens e Adultos (EJA) : DF : 1º Segmento : Cidadania e Associativismo - Cidadania/Emancipação
Assunto: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Preservação ambiental
Reciclagem
Coleta seletiva de lixo
Data de apresentação: Out-2015
Data de publicação: 3-Jan-2017
Referência: NASCIMENTO, Francisco de Assis do; BORBA, Mônica Aparecida de. A contribuição dos discentes e docentes da EJA, para a preservação do meio ambiente local. 2015. 55 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.
Resumo: O objetivo deste projeto é gerar ações de intervenção educativa para com meio ambiente, com justificativa ancorada na Constituição Federal em seu Art. 225 e na Lei de Diretrizes e Base para Educação, que orienta as ações da educação ambiental nas instituições educativas para os profissionais da educação, estudantes e comunidade local. Esse Projeto de Intervenção Local (PIL) será realizado na Escola Classe 831 de Samambaia-Distrito Federal e na comunidade local desta mesma região, buscando-se também servir de base para outras instituições de ensino. O projeto é embasado na Constuição Federal de 1988, nas leis ambientais, nos projetos pedagógicos e ambientais institucionalizados formais e informais, para que possamos alcançar nossos objetivos, serão desenvolvidas as seguintes atividades: diálogo com os profissionais da educação, alunos e comunidade local sobre à situação ambiental da escola, nas áreas de mata, fontes hídricas e na localidade em que residem; apresentação de materiais educativos (reportagens, trabalhos acadêmicos, vídeos, fotos e textos); também serão ministradas oficinas pedagógicas sobre a reciclagem e coleta seletiva do material produzido pelos alunos, escola e comunidade local; demonstração de como realizar a separação dos lixos orgânico e seco; visitas ao parque Gatum; ainda serão realizados exposições dos materiais reciclados pelos alunos e o reflorestamento por meio do plantio de mudas nativas em uma área do parque. Conta-se com o apoio da Comunidade escolar, que fornecerá os espaços da escola para reuniões e eventos, Gerência Regional de Educação Básica (GREB) da Delegacia Regional de Educação de Samambaia que contribuirá com o apoio logístico de transporte dos alunos e reprodução de material didático, e do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) do Distrito Federal que desenvolverá em seu trabalho diário a conscientização para educação ambiental por meio de panfletos educativos. Esperamos como resultados a mudança de hábitos e a conscientização para a preservação do meio ambiente local.
Abstract: The objective of this project is to generate educational intervention actions toward the environment, with justification anchored in the Federal Constitution, Art. 225 and the Law of Guidelines and Basis for Education, which guides the actions of environmental education in educational institutions for professionals in the education, students and local community. This Local Intervention Project (LIP) will be held at School Class 831 Federal Fern-District and the local community in this same region, also seeking to-be the basis for other educational institutions. The project is based in the Federal Constituição 1988, environmental laws, the educational and environmental formal and informal institucionalizados projects so that we can achieve our goals, the following activities will be undertaken: dialogue with education professionals, students and the local community on the environmental situation of the school in the areas of forest, water sources and in the locality where they reside; presentation of educational materials (reports, academic papers, videos, photos and text); They will also be held educational workshops on recycling and selective collection of the material produced by the students, school and local community; demonstration of how to perform the separation of organic and dry waste; Gatum visits to the park; materials of the exhibition will also be held recycled by students and reforestation through the planting of native trees in a park area. It has the support of the school community, which provide school spaces for meetings and events, Regional Basic Education Management (GREB) from the Department Fern Education Regional will help with the logistical support of transportation of students and breeding material didactic, and Urban Cleaning Service (SLU) of the Federal District will develop in their daily work awareness to environmental education through educational pamphlets. We hope as a result to change habits and awareness for the preservation of the local environment.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil,Faculdade de Educação, III Curso da Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania com Ênfase em EJA, 2015.
Aparece na Coleção:Educação na Diversidade e Cidadania - EJA



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons