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Título: Diálogos sobre direitos humanos e diversidade no contexto da educação de jovens e adultos
Autor(es): Perpétuo, Lenilda Damasceno
Vieira, Luciene de Oliveira
Dumont, Márcia Albertina
Maciel, Mirian de Oliveira
Orientador(es): Rêses, Erlando da Silva
Coorientador(es): Santos, Cléssia Mara
Tema: Educação de Jovens e Adultos (EJA) : DF : 2º Segmento : Formação Continuada
Assunto: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Professores - formação continuada
Educação e diversidade
Data de apresentação: Out-2015
Data de publicação: 3-Jan-2017
Referência: PERPÉTUO, Lenilda Damasceno et al. Diálogos sobre direitos humanos e diversidade no contexto da educação de jovens e adultos. 2015. 39 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.
Resumo: O PIL é um trabalho que consiste em um Projeto de Intervenção Local (PIL), onde primeiramente as acadêmicas buscaram conhecer diversos contextos dentro dos polos de EJA, que possuem a oportunidade de investigar, inferir e contribuir para o desenvolvimento do Processo de construção da autonomia e respeito aos Direitos humanos e a diversidade de todos que compõem esta modalidade de ensino. Objetiva de forma global “Promover a Formação continuada de profissionais da Educação de Jovens, Adultos numa perspectiva transformadora de valorização da autonomia do sujeito da EJA, com ênfase nos direitos humanos e diversidade”. O PIL apresenta características bem particulares para sua construção, onde se fundamentou a problemática a ser trabalhada. O Projeto interventivo esta dividido em partes que contextualizam as ações que serão realizadas. O projeto será realizado com os Profissionais de educação atuantes na Educação de Jovens, Adultos das escolas ofertantes da EJA, vinculada à Coordenação Regional de Ensino do Paranoá e Itapoã, por meio da formação continuada. Verificou-se a necessidade de aperfeiçoar os trabalhadores atuantes na EJA diante da perspectiva de uma Educação de Direitos Humanos (EDH) e Diversidade. Acreditamos que a construção democrática, exige uma maior consciência dos direitos humanos, que atualmente está tão massacrada e ocorre de diferentes maneiras na sociedade vigente. A metodologia consiste na captação das demandas apontadas pelos envolvidos no processo educacional que participarão das Rodas de conversa, após a sensibilização será realizado o curso de formação que consiste em palestras, oficinas, reflexões estudos e debates, propondo a vivencia e troca de experiências de forma dinâmica afim de que estes consigam intervir, na tentativa de transformar a realidade local para promoção da autonomia.
Abstract: The PIL is a work consisting of a Local Intervention Project (LIP), which first academic sought to know different contexts within the adult education centers, which have the opportunity to investigate, infer and contribute to the development of the autonomy building process and respect for human rights and diversity of all that make up this type of education. Globally objective "Promoting Continuing Education Youth Education professionals, adults in a changing perspective of valuing autonomy of the subject of adult education, with emphasis on human rights and diversity." The PIL has very particular characteristics for its construction, which was based on the issue to be worked. The intervening Project is divided into parts that contextualize the actions to be carried out. The project will be carried out with the education of professionals working in the Youth Education Adults of bidders schools EJA, linked to the Regional Coordination Paranoá and Itapoã of Education, through continuing education. There was the need to improve the active workers in adult education at the prospect of a Human Rights Education (HRE) and Diversity. We believe that building democracy requires a greater awareness of human rights, which is currently so massacred and occurs in different ways in the current society. The methodology consists of the capture of demands indicated by those involved in the educational process that will participate in the Conversation groups, after sensitization will be held the training course consists of lectures, workshops, reflections studies and debates, proposing the experiences and exchanging form of experiences dynamic order that they are able to intervene in an attempt to transform the local reality to promote autonomy.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, III Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2015.
Aparece na Coleção:Educação na Diversidade e Cidadania - EJA



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