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Título: Parametros fisiológicos de crianças que vivenciaram intervenções lúdicas no ambiente hospitalar
Outros títulos: Physiological parameters of children that experience a playful interventions in hospital
Parámetros fisiológicos de niño que vivenciaram intervenciones lúdicas
Autor(es): Cunha, Marília de Moraes
Orientador(es): Ribeiro, Laiane Medeiros
Assunto: Crianças
Ludicidade
Ambulatório hospitalar
Pediatria
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 3-Jan-2017
Referência: CUNHA, Marília de Moraes. Parametros fisiológicos de crianças que vivenciaram intervenções lúdicas no ambiente hospitalar. 2015. 17 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Ceilândia-DF, 2015.
Resumo: Introdução: A criança na situação de hospitalização, de certa forma é privada de atividades lúdicas, o que gera sentimentos de tristeza. Objetivo: Descrever os parâmetros fisiológicos antes, durante e após a realização de intervenções lúdicas. Metodologia: Trata-se de um experimento não-controlado com 20 crianças internadas entre três e doze anos e com estabilidade clínica. A coleta foi realizada em três fases: basal, intervenção e recuperação. A normalidade das variáveis do estudo foi testada por meio do teste não-paramétrico de Kolmorov-Smirnov. Para análise dos dados foi realizado o Teste t para amostras pareadas. Resultados: Não houve diferença estatisticamente significativa, ou seja, a intervenção lúdica não influenciou nos valores médios da frequência cardíaca e saturação de oxigênio, apesar da homogeneidade clinica encontrada nos gráficos. Conclusão: A hipótese que a frequência cardíaca e a saturação de oxigênio apresentaram parâmetros clínicos melhores após a intervenção foi rejeitada.
Abstract: The child in the hospital situation in some ways is deprived of play activities, staying most of the time in a bed, which can lead to feelings of sadness. Objective: To describe the physiological parameters before, during and after the performance of playful interventions. Methodology: This is an uncontrolled experiment with 20 children hospitalized in the age group between three to twelve years and who had clinically stable. The collection of variables was performed in three phases: basal, intervention and recovery. The normal distribution of the sample means for variables of the study was tested by means of the nonparametric test Kolmorov-Smirnov. To perform the data analysis was performed t test for paired samples. Results: There was no statistically significant difference between the pairs, ie the playful intervention did not influence the mean values of heart rate and oxygen saturation, despite the clinical homogeneity found in the graphs. Conclusion: The hypothesis that heart rate and oxygen saturation present better clinical parameters after os playful interventions was rejected.
Resumén: El niño en la situación del hospital de alguna manera se ve privado de actividades recreativas, que puede conducir a sentimientos de tristeza. Objetivo: Describir los parámetros fisiológicos antes, durante y después de la actuación de las intervenciones lúdicas. Metodología: Este es un experimento incontrolado,participantes fueron 20 niños hospitalizados en el grupo de edad de entre tres a doce años y quien tuvo clínicamente estable. La colección de variables se realizó en tres fases: basal, la intervención, la recuperación. La distribución normal de la muestra significa para las variables del estudio fue probado por medio de la prueba no paramétrica Kolmorov-Smirnov. Para realizar el análisis de los datos se realizó la prueba t para muestras apareadas. Resultados: No hubo diferencia estadísticamente significativa entre los pares, es decir, la intervención lúdica no influyó en los valores medios de la frecuencia cardíaca y la saturación de oxígeno, a pesar de la homogeneidad clínica encontrado en los gráficos. Conclusión: La hipótesis de que presentan mejores parámetros clínicos de la frecuencia cardíaca y saturación de oxígeno después de la intervenciones lúdicas fue rechazada.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Curso de Enfermagem, 2015.
Aparece na Coleção:Enfermagem - Campus UnB Ceilândia



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