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2015_LucéliaSalesRibeiro_tcc.pdf1,64 MBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorPimentel, Nara Maria-
dc.contributor.authorRibeiro, Lucélia Sales-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Lucélia Sales. A usabilidade na modalidade a distância: estudo de caso do PROEJA da Escola Técnica de Ceilândia. 2015. 85 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, III Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase na Educação de Jovens e Adultos, 2015.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho trata da importância da usabilidade das Tecnologias de Informação e comunicação na modalidade a distância. A experiência constitui-se num estudo de caso do PROEJA da Escola Técnica da Ceilândia. A abordagem da usabilidade nas interfaces dos ambientes de Educação a Distância - EaD teve como foco a importância da avaliação das interfaces como forma de oportunizar melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem nessa modalidade de ensino. Para tanto foi feita uma pesquisa amostral com professores e alunos do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA da Escola Técnica de Ceilândia. A ferramenta de coleta de dados foi um questionário constituído por uma série ordenada de perguntas com a finalidade fundamentar a construção do Projeto de Intervenção Local - PIL. A pesquisa de campo foi composta por dois questionários com 20 (vinte) questões (cada um), sendo o primeiro destinado aos professores e outro aos alunos. A pesquisa de campo estava centrada na aferição da qualidade das salas virtuais quanto à usabilidade, a fim de promover apoio didático na aprendizagem dos usuários do ambiente virtual de aprendizagem (AVA). Após análise dos dados, pôde-se afirmar que os resultados convergem na necessidade da formação continuada do corpo docente enfrentar e dos estudantes para o uso adequado das ferramentas tecnológicas, bem como revelou que o Ambiente Virtual de Aprendizagem, com o uso das TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação), devem atender os requisitos de usabilidade de modo a potencializar o projeto pedagógico de ofertas na modalidade a distância, além de reforçar a necessidade de formação e uso dessa no ensino presencial.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação de Jovens e Adultos (EJA)pt_BR
dc.subject.keywordTecnologia da informação e comunicaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducação à distânciapt_BR
dc.subject.keywordAmbientes virtuais de aprendizagempt_BR
dc.titleA usabilidade na modalidade a distância : estudo de caso do PROEJA da Escola Técnica de Ceilândiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2017-01-03T12:49:38Z-
dc.date.available2017-01-03T12:49:38Z-
dc.date.submitted2015-11-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/15400-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.contributor.advisorcoRehem, Indira Vanessa Pereira-
dc.description.abstract1This paper deals with the importance of usability in the use of Information and Communication technologies in distance. The experience constitutes in a case study of the PROEJA the Technical School of Ceilândia . The approach to usability at the interfaces of the Distance Education environments - EaD had as focus on the importance of evaluation of interfaces as a way to create opportunities improving the quality of education and learning in this type of education. For this was made a sample research with teachers and students of the National Vocational Education Integration Program with the Basic Education of Youth and Adult in the Education Modality - PROEJA of Ceilândia Technical School. The data collection tool was a questionnaire consisting of an ordered series of questions in order to support the construction of Local- Intervention Project PIL., The field research consisted of two questionnaires each with twenty (20) questions, and one of those was sent for teachers and other students to assess the quality of the virtual rooms on the aspect of the usability in order to promote didatic support on learning of the users of the virtual learning environment. After analyzing the data, it can be said that the results converge on the need for continuing education for the faculty members to face and of the students to the proper use of technological tools as well as revealed that the virtual learning environments with the use of ICT must meet the requirements usability in order to potentize the educational project of the offers through modality the distance. Also reinforced the need for training and use of ICT in the teaching presencial and distance learning.pt_BR
dc.themeEducação de Jovens e Adultos (EJA) : DF : 1º Segmento : NTIC e Mundo do Trabalho - EAD e EJApt_BR
Aparece na Coleção:Educação na Diversidade e Cidadania - EJA



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