Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1540
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_BardiaTupyVieiraFonseca.pdf177,61 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Modernização da gestão judiciária
Autor(es): Fonseca, Bárdia Tupy Vieira
Orientador(es): Siqueira, Marcus Vinícius Soares
Assunto: Reforma administrativa
Poder Judiciário
Data de apresentação: 2009
Data de publicação: 23-Fev-2011
Referência: FONSECA, Bárdia Tupy Vieira. Modernização da gestão judiciária. 2009. 46 f. Monografia (Especialização em Gestão Judiciária)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Resumo: Procurou-se, neste trabalho, demonstrar os obstáculos enfrentados pelo Poder Judiciário e as possíveis estratégias para sua modernização. Em contextualização realizada tanto no âmbito do Estado como no do Judiciário, verificou-se a existência de uma estrutura que em ambos apontam para a imensa necessidade de se modernizarem, imprimindo ações, buscando métodos de gestão mais eficientes ao conjunto estrutural deste universo. Assim, este estudo visa apresentar circunstancialmente as várias possibilidades existentes para o combate dos grandes entraves administrativos do judiciário: morosidade dos processos judiciais consenso absoluto de toda a sociedade jurídica, a crítica exacerbada quanto à falta de eficácia das decisões judiciais e ao acesso à justiça, a sobeja amplitude do sistema recursal, a necessidade de capacitação dos operadores do direito, insegurança jurídica e o indesejável comprometimento da credibilidade da democracia. Aborda-se, ao final, os elementos estratégicos viáveis para a modernização da Gestão Judiciária, principalmente com foco na necessidade de inserir no ordenamento jurídico a ciência da administração judiciária como instrumento indispensável para a construção de um Poder Judiciário: forte, independente e célere.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, 2009.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2009.TCC.1540
Aparece na Coleção:Gestão Judiciária



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.