Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/15396
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_BetaniaSilvaRochaMenezes_JulioCesarDeCastroGabriel_tcc.pdf852,78 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Enem comunitário : uma proposta para a contenção da evasão escolar e o desestímulo na EJA
Autor(es): Menezes, Betânia Silva Rocha
Gabriel, Júlio César de Castro
Orientador(es): Sales, Márcia Castilho de
Coorientador(es): Santos, Cláudio Amorim dos
Tema: Educação de Jovens e Adultos (EJA) : DF : 2º Segmento : Mundo do Trabalho e Educação Profissional
Assunto: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)
Evasão escolar
Data de apresentação: Out-2015
Data de publicação: 3-Jan-2017
Referência: MENEZES, Betânia Silva Rocha; GABRIEL, Júlio César de Castro. Enem comunitário: uma proposta para a contenção da evasão escolar e o desestímulo na EJA. 2015. 30 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.
Resumo: O presente Projeto de Intervenção Local (PIL) propõe-se a criar um espaço vivencial, vocacional e integrador de complementação escolar chamado de ENEM COMUNITÁRIO, com o auxílio de voluntários e entidades parceiras, com isto pretende-se a implantação de tecnologias e processos de reforço escolar e a ampliação de competências dos alunos, voltadas para o exame do ENEM e uma carreira de nível superior. O projeto ENEM COMUNITÁRIO se operacionaliza através da oferta de aulas de reforço e complementação escolar, assim como planejamento de estudos. No início de 2015 foi feito uma pesquisa com alunos do CESAS e a coleta de dados apontou em todos os turnos, que um dos desejos de muitos alunos do CESAS, independente da idade, é a universidade, é a complementação dos estudos para melhoria de qualificação profissional e realização pessoal. O PIL que ora se apresenta aqui tem exatamente o propósito de aumentar as chances dos alunos do CESAS ingressarem em universidades públicas.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, III Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2015.
Aparece na Coleção:Educação na Diversidade e Cidadania - EJA



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons