Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15393
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_VivianeGalenoAlbuquerque_tcc.pdf422,89 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorLopes, Ruth Gonçalves de Faria-
dc.contributor.authorAlbuquerque, Viviane Galeno-
dc.identifier.citationALBUQUERQUE, Viviane Galeno. Práticas pedagógicas: uma contribuição ao conhecimento e à aprendizagem de ciências na EJA. 2015. 66 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, III Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2015.pt_BR
dc.description.abstractA prática pedagógica docente tem como principal objetivo a aprendizagem, por meio do entendimento para a elaboração do conhecimento. O educador tem o desafio de aprender a aprender sendo esta uma tarefa própria do ato educativo. O ato de aprender requer que se trabalhe intelectualmente por meio de processos que englobam conflitos, reflexões, retrocessos, novas reflexões e progresso. Assim surge à necessidade do educador se valer de práticas pedagógicas que tentem sanar as dificuldades de aprendizagem dos alunos e se relacionam à singularidade da forma que cada indivíduo tem ao pensar. Essas dificuldades não se trata de um desvio, mas são um sinal de que algo não vai bem em sua relação com o ambiente ao qual o aluno está inserido. Nesse contexto, a escola passa a ter como responsabilidade a formação do indivíduo, com o desenvolvimento de um trabalho que se foque em seu papel para criar meios de competência e habilidades para a possível solução de problemas do educando de dificuldade de aprendizagem e de outras que permeiam também a sua vida fora do âmbito escolar. Por isso, a necessidade de uma intervenção focada em práticas pedagógicas inovadoras no âmbito escolar. Este trabalho se caracteriza com um PIL como relatório de uma experiência desenvolvida em uma escola, com professor e estudantes da EJA, focada no Ensino de Ciências.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação de Jovens e Adultos (EJA)pt_BR
dc.subject.keywordProfessores - prática profissionalpt_BR
dc.subject.keywordPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subject.keywordCiências - estudo e ensinopt_BR
dc.titlePráticas pedagógicas : uma contribuição ao conhecimento e à aprendizagem de ciências na EJApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2017-01-03T12:11:55Z-
dc.date.available2017-01-03T12:11:55Z-
dc.date.submitted2015-11-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/15393-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.contributor.advisorcoBrandão, Lucia de Carvalho-
dc.themeEducação de Jovens e Adultos (EJA) : DF: 2º Segmento : Experiêcias pedagógicas em EJA / Práticas Pedagógicaspt_BR
Aparece na Coleção:Educação na Diversidade e Cidadania - EJA



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons