Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15391
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_AntoniaMaia_ErislaniaMota_GercinoDias_IreneDourado_tcc.pdf916,26 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A intervenção sobre o uso de drogas com os estudantes da EJA, do 4º período do segundo segmento no contexto da Escola Municipal Nova Friburgo
Autor(es): Maia, Antonia Medeiros Coêlho
Mota, Erisliana Soares
Dias, Gercino de Almeida
Dourado, Irene Tavares
Orientador(es): Aires, Carmenísia Jacobina
Coorientador(es): Moura, Joelma de Oliveira
Tema: Educação de Jovens e Adultos (EJA) : GO : 1º Segmento : Gestão Político-Pedagógica - Evasão/trabalho
Assunto: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Drogas
Juventude - uso de drogas
Data de apresentação: Nov-2015
Data de publicação: 3-Jan-2017
Referência: MAIA, Antonia Medeiros Coêlho et al. A intervenção sobre o uso de drogas com os estudantes da EJA, do 4º período do segundo segmento no contexto da Escola Municipal Nova Friburgo. 2015. 38 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.
Resumo: Atualmente a escola tem sido um local importante para veicular informações sobre o uso de drogas, os seus efeitos e consequências no organismo humano. É crescente a problemática do uso e venda destas substâncias químicas dentro e fora da escola, e está se tornando um problema de saúde pública. Os adolescentes e jovens buscam nas drogas uma forma de fugir da realidade difícil, muitas vezes devido a problemas familiares. Dessa forma a Secretaria Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas (SENAD), afirma que o papel da escola não é trabalhar com o dependente, precisa realizar ações/projetos para evitar o uso de drogas entre os estudantes. É um local privilegiado para a implementação de políticas públicas que possam promover a saúde dos jovens e adultos. Cabe portanto, a escola e não só a família, desenvolver uma ação crítica, reflexiva e educativa, para prevenir que esses adolescentes e jovens não se tornem dependentes químicos. Assim a escola passa a ser pensada como um dispositivo político privilegiado de intervenção, buscando expandir o impacto sobre a população por meio do controle do uso de drogas pelos adolescentes, jovens e adultos. O Projeto de Intervenção Local é a Educação sobre o uso de drogas na EJA, voltado para a promoção da cidadania saudável propondo a redução da vulnerabilidade da comunidade escolar em relação ao uso de drogas, melhorando a autoestima dos educandos, promovendo o hábito da leitura e escrita, como meio informativo.
Abstract: Currently the school has been an important site for relaying information about drug use, its effects and consequences in humans. There is a growing problem of the use and sale of these chemicals in and out of school, and is becoming a public health problem. Adolescents and young people seek in drugs a way to escape the hard reality, often due to family problems. Thus the National Secretariat of Public Policies on Drugs (SENAD) said that the role of school is not working with the dependent need to take actions / projects to prevent drug use among students. It is a privileged place for the implementation of public policies that can promote the health of young people and adults. It is therefore the school and not only the family, develop a critical, reflective and educational action to prevent these teenagers and young people do not become drug addicts. So the school becomes thought of as a privileged political mechanism of intervention, seeking to expand the impact on the population through the control of drug use by adolescents, youth and adults. The Local Intervention Project is education about drug use in adult education, aimed at promoting healthy citizenship proposing a reduction in the school community vulnerability to drug use, improving the self-esteem of students, promoting the habit of reading and writing, as an information medium.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, III Curso da Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania com Ênfase em EJA, 2015.
Aparece na Coleção:Educação na Diversidade e Cidadania - EJA



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons