Título: | Letramento multidisciplinar no 2º segmento da EJA : um olhar sobre o estudo de história e língua portuguesa |
Autor(es): | Rosa, Carla Helena Moreno dos Santos Araújo, Gleydes Macedo de Silva, Raquel Pereira da Severo, Ociléia de Souza Passos |
Orientador(es): | Bittencourt, Márcia Mariana |
Tema: | Educação de Jovens e Adultos (EJA) : GO : 2º Segmento : Experiêcias pedagógicas em EJA - Oficinas interdisciplinares |
Assunto: | Educação de Jovens e Adultos (EJA) Letramento Língua portuguesa - estudo e ensino História - estudo e ensino Compreensão na leitura |
Data de apresentação: | Nov-2015 |
Data de publicação: | 3-Jan-2017 |
Referência: | ROSA, Carla Helena Moreno dos Santos et al. Letramento multidisciplinar no 2º segmento da EJA: um olhar sobre o estudo de história e língua portuguesa. 2015. 124 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015. |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo apresentar as contribuições da literatura para o processo do letramento literário, enfatizando a leitura, buscando analisar e interpretar o processo de aprendizagem e desenvolvimento na questão de melhorar e assimilar contextos, fazendo referências a autores conceituados como: Bordini (1993), Soares (1999), Mallard (1985) e Merquior (1972). Os objetivos são 1) mostrar as contribuições do processo literário dentro da literatura para melhor entendimento do ato ler. 2 ) relatar as dificuldades na forma de ensinar e as absorção do ato interpretativo. 3 ) apresentar conceitos para facilitar o entendimento de como se tornar letrado. 4 ) oferecer material que sirva de apoio para os educadores como ponto de apoio para melhorar o desempenho dos alunos na questão da leitura. Para alcançar os objetivos pretendidos, utilizou-se um arcabouço teórico dos estudos relacionados a literatura, leitura e o letramento literário. Os dados realizados durante a pesquisa foi de punho bibliográfico. Os conceitos citados apontam as ideias em síntese em que ler é mais do que operar é uma decodificação de palavras e de frases, é participar de todo um contexto entre o leitor e a leitura. A leitura literária interfere direto ou indiretamente no processo do letramento, visto que os que alunos não têm o hábito de ler terão mais dificuldades no processo interpretativo, cultural e profissional ao decorrer da vida. A leitura tem o poder de inserção para o letramento literário. A leitura literária é capaz de propiciar o amplo conhecimento e diferentes visões de interpretar textos modernos e históricos. |
Abstract: | This paper aims to present the contributions of literature to the processo literary, emphasing reading, seeking to analyze and interpret the processo f learning and development in the matter of improving and assimilating contexts, refering to authors conceptualized as: Borbini (1993), Soares (1999), Mallard ( 1985) and Merquior ( 1972). The goals are: 1) to show the contributions of the literacy process in the literature to better understanding of the act read. 2) report the difficulties in the way of teaching and the absorption of the interpretive act. 3) presenting concepts to facilitate understanding of how to become literate. 4) provide material support to serve as support teachers to improve student performance in relation to reading. To achieve the intended objectives, we used a theoretical framework of studies related to literature, literary reading and literacy. The data taken during the research literature was wrist. The concepts mentioned link ideas in short read that is more than one operation is decoding words and sentences, is parto f a whole connection between the reader and reading. The literary reading interferes directly or indirectly in the processo f literacy, since the students do not have the habito f reading Will have more difficulties in the interpretation process, the ongoing cultural and Professional life. Reading hás the Power to insert to the literacy literature. The literary reading is able to provide the broad knowledge and different views of interpreting modern texts and history. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, III Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2015. |
Aparece na Coleção: | Educação na Diversidade e Cidadania - EJA
|