Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15385
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_DenilsonRibeiroEvangelista.pdf208,47 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O impacto do reconhecimento da integralidade dos passivos na apuração do resultado primário abaixo da linha
Autor(es): Evangelista, Denilson Ribeiro
Orientador(es): Lima, Diana Vaz de
Assunto: Contabilidade pública
Resultado primário
Finanças públicas
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 3-Jan-2017
Referência: EVANGELISTA, Denilson Ribeiro. O impacto do reconhecimento da integralidade dos passivos na apuração do resultado primário abaixo da linha. 2015. 30 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O presente estudo tem como objetivo analisar o impacto do reconhecimento da integralidade dos passivos na apuração do resultado primário abaixo da linha, considerando que o adequado registro contábil das estatísticas fiscais possibilita o conhecimento da capacidade de o Governo cumprir as metas de superávit primário definidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias. Para tratar a questão de pesquisa, foi realizada análise comparativa entre o resultado primário originalmente apurado pelo Banco Central do Brasil e o cálculo refeito a partir dos dispêndios ocorridos nos programas governamentais e, consequentemente, da variação dos saldos da dívida da União junto ao BNDES, ao Banco do Brasil e ao FGTS, pela ótica do financiamento, utilizando, para tanto, os saldos de endividamento líquido, pela ótica do financiamento, conforme orientação do Tribunal de Contas da União (TCU, 2015). Os resultados mostram que o resultado primário abaixo da linha apurado no Governo Federal foi superestimado nos exercícios de 2010 a 2014, e que em 2014 a variação no registro desses valores foi em torno de 22%, revelando a necessidade de que os passivos sejam reconhecidos a partir dos critérios definidos para a sua inscrição nas estatísticas fiscais, uma vez que estão registrados no ativo da entidade credora e têm sua origem em operações sancionadas, intermediadas, envolvidas ou transitadas por instituições do sistema financeiro brasileiro.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2015.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons