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dc.contributor.advisorAzevedo, Débora Silva de-
dc.contributor.authorSilva, Claudiane Dias-
dc.identifier.citationSILVA, Claudiane Dias. Diálogos pedagógicos: o teatro do oprimido e a política de educação integral no Município de Ipatinga-MG. 2016. 38 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Ipatinga-MG, 2016.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Licenciatura em Educação Artística - Cênicas, 2016.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho possui como objetivo identificar e refletir sobre aspectos dialógicos presentes entre o método Teatro do Oprimido e a política de Educação Integral no município de Ipatinga-MG. Busca-se através de pesquisa bibliográfica, em materiais impressos e pesquisa eletrônica disponibilizada em sites de cunho acadêmico-científico, embasamento para discutir este tema apoiado em publicações de Augusto Boal e nos documentos sobre a Educação Integral em Ipatinga. Apresenta-se o processo teórico-prático de uma oficina de Teatro do Oprimido realizada durante o ano de 2015, junto a alunos da Educação Integral vinculados à Escola Municipal Arthur Bernardes. Os resultados apontam que o Teatro do Oprimido apresenta contribuições para a formação integral, destacando o sujeito ativo e participativo, estimulando a arte como coletiva e potencializando a participação e o diálogo entre os indivíduos em formação.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordTeatro do Oprimidopt_BR
dc.subject.keywordEducação integralpt_BR
dc.subject.keywordJogos teatraispt_BR
dc.titleDiálogos pedagógicos : o teatro do oprimido e a política de educação integral no Município de Ipatinga-MGpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2017-01-02T16:27:24Z-
dc.date.available2017-01-02T16:27:24Z-
dc.date.submitted2016-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/15374-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1This work aims to identify and reflect about dialogic aspects which are present between the Oppressed Theatre method and the Integral Education policy in Ipatinga - MG. We search, through literature, printed materiais and electronic research available in academic-scientific websites, basis to discuss this issue supported on Augusto Boal publications and documents about the Integral Education in Ipatinga. We present the theoretical and practical process for the Opressed Theatre workshop held, alongside students of Integral Education from the Municipal School Arthur Bernades, during the year 2015. The results show that the Theatre of the Oppressed presents contributions to the integral formation, highlighting the active and participating subject, stimulating art as collective and enhancing the participation and dialogue between individuals in training.pt_BR
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