Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/15366
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_RosimeireBarbosa_tcc.pdf881,62 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Os desafios da alfabetização na educação de jovens e adultos
Autor(es): Barbosa, Rosimeire
Orientador(es): Brito, Márcia Mariana Bittencourt
Coorientador(es): Moura, Joelma de Oliveira
Tema: Educação de Jovens e Adultos (EJA) : DF: 1º Segmento : Alfabetização
Assunto: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Distúrbios da aprendizagem
Aprendizagem - dificuldades
Alfabetização
Data de apresentação: Nov-2015
Data de publicação: 2-Jan-2017
Referência: BARBOSA, Rosimeire Barbosa. Os desafios da alfabetização na educação de jovens e adultos. 2015. 39 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.
Resumo: O presente Projeto de Intervenção Local- PIL visa à apresentação e aplicação de soluções para trabalhar os alunos com dificuldades de aprendizagem na alfabetização. O local de desenvolvimento desse projeto foi direcionado a Escola Classe do Varjão que apresentam muitas dificuldades na leitura e interpretação das palavras, muitos chegam a Educação de Jovens e Adultos sem qualquer reconhecimento das letras do alfabeto. A aplicação desse projeto na Escola Classe do Varjão encontrou sua justificativa nos problemas observados nos alunos do EJA, onde a falta de rotina escolar, ou seja, a frequência dos alunos é o maior desafio da escola. Esse PIL tem o prazo de aplicação contínua e deve ser desenvolvido em conjunto por professores, alunos e coordenação. A alfabetização é a inserção do aluno em todos os ramos de conhecimento, pois através da leitura e interpretação das palavras o discente sente-se preparado para a aprendizagem de todas as disciplinas.
Abstract: O This Intervention Project Local- PIL is presentation and application solutions for working students with learning difficulties in literacy. The location of this development project was aimed at Varjão Class School who have many difficulties in reading and interpretation of the words; many come to Youth and Adult Education without any recognition of letters of the alphabet. The implementation of this project at the School Varjão class found its justification in the problems observed in students of EJA, where the lack of school routine, is, the frequency of students is the biggest challenge the school. This PIL has a period of continuous application and should be developed jointly by teachers, students and coordination. Literacy is the inclusion of students in all branches of knowledge, because through reading and interpretation of the words the student feels prepared for learning all subjects.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, III Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2015.
Aparece na Coleção:Educação na Diversidade e Cidadania - EJA



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons