Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15365
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_RíviaMariaDeOliveira_tcc.pdf790,57 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Inclusão no mercado de trabalho de alunos jovens e adultos com deficiência intelectual
Autor(es): Oliveira, Rívia Maria de
Orientador(es): Cruz, Helvia Leite
Coorientador(es): Souza, Luciano Matos de
Tema: Educação de Jovens e Adultos (EJA) : DF: 1º Segmento : Diversidade na EJA - Educação Inclusiva
Assunto: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Educação especial
Estudantes com necessidades educativas especiais
Ensino profissional
Data de apresentação: Nov-2015
Data de publicação: 2-Jan-2017
Referência: OLIVEIRA, Rívia Maria de. Inclusão no mercado de trabalho de alunos jovens e adultos com deficiência intelectual. 2015. 39 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.
Resumo: O Projeto de Intervenção Local (PIL) nasce das inquietações que presenciamos em sala de aula que durante o Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania na Educação de Jovens e Adultos (EJA), somos norteados a elaborar propostas que ajudam amenizar ou até mesmo solucionar essas inquietações. É diferente de outros trabalhos que realizamos durante a vida acadêmica. Com o PIL e com o apoio da comunidade escolar, temos possibilidade de torná-lo realidade. A EJA tem um histórico de muitas lutas no decorrer dos anos sendo de extrema importância que as políticas educacionais continuem com os avanços necessários para a melhoria dos ambientes escolares, garantido aos jovens e adultos a oportunidade de retornar a sala de aula ou até mesmo começar os estudos. Assim como a evolução da EJA, a Educação Especial também passou por grandes avanços, como a garantia por lei da pessoa com deficiência em exercer atividades profissionais e educacionais. A proposta para o Centro de Ensino Especial 01 de Samambaia é que os alunos tenham a possibilidade de estudar em cursos profissionalizantes, e após a conclusão os mesmos sejam inseridos no mercado de trabalho conquistando assim, a independência pessoal e financeira.
Abstract: The Local Intervention Project (LIP) began with the concerns we have witnessed in the classroom and during the Education Specialization Course in Diversity and Citizenship in Youth and Adult Education (YAE). In this course, we are guided to develop proposals that help address and minimize these concerns. This project is different from the work we do during our academic career. With the LIP and the support of the school community, we have the ability and opportunity to make it into a reality. The YAE has a history of many struggles over the years. It is extremely important that educational policies continue with the advances needed to improve school environments, guaranteeing the youth and adults the opportunity to return to the classroom or even to begin their academic career. As well as the evolution of adult education (YAE), special education has also undergone major advances as guaranteed by law; the person with disabilities has the right to exercise professional and educational activities. The proposal for the Special Education Centre 01 Samambaia (Brasilia, Brazil) is that students have the opportunity to study in vocational courses, and upon completion they are inserted in the job market conquering thus personal and financial independence.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, III Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2015.
Aparece na Coleção:Educação na Diversidade e Cidadania - EJA



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons