Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/15363
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_AndressaVieira_FernandoFreire_FirlangiaDias_FrancisAlmeida_SinaraEleto_tcc.pdf883,08 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Identidade do professor de jovens e adultos : limites e possibilidades
Autor(es): Vieira, Andressa Magalhães
Freire, Fernando Henrique de Oliveira
Dias, Firlângia Alves
Almeida, Francis Constância de
Eleto, Sinara Raimunda
Orientador(es): Pederiva, Patrícia Lima Martins
Coorientador(es): Brandão, Lucia de Carvalho
Tema: Educação de Jovens e Adultos (EJA) : GO : 1º Segmento : Formação Continuada / Identidade do Professor
Assunto: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Professores - prática profissional
Data de apresentação: Nov-2015
Data de publicação: 2-Jan-2017
Referência: VIEIRA, Andressa Magalhãe et al. Identidade do professor de jovens e adultos: limites e possibilidades. 2015. 49 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.
Resumo: O presente Projeto de Intervenção Local, de caráter bibliográfico e de estudo de campo, objetivou conhecer a realidade de trabalho dos professores da Educação de Jovens e Adultos, delimitado à Escola Municipal Ipanema, localizada em Valparaíso de Goiás. Por meio deste Projeto de Intervenção Local, reconhece-se a importância de se ter uma escola harmoniosa e coesa, na qual os profissionais desenvolvam ações que tornem o ambiente escolar mais interessante e motivador e, consequentemente, promova a qualidade do ensino para os alunos da EJA. A justificativa desta intervenção local encontra-se, fundamentalmente, na análise dos limites e das possibilidades do professor da EJA, na escola onde seu fazer pedagógico se desenvolve. Buscou-se, também, por meio deste estudo, conscientizar o professor sobre a importância da EJA para a vida global dos estudantes e isso requer currículos e programas significativos, que promovam a otimização do ensino. Importante salientar que os professores da EJA necessitam de uma capacitação contínua para trabalhar com o público de jovens e de adultos, uma vez que a maioria destes alunos procura a escola com expectativas de encontrar “a sua vez” no mercado de trabalho. Portanto, o professor precisa estar preparado para mediar um ensino eficiente e real para a EJA, pois, na era atual, diante de tantas tecnologias e de inúmeras informações, a escola precisa acompanhar os saberes diversificados dos novos tempos. Existem algumas limitações para se trabalhar na EJA, mas também há possibilidades... Um dos limites da EJA, segundo os professores entrevistados, é a violência no bairro, o que provoca o medo, a insegurança, o pânico, o estresse e até uma relativa desmotivação dos professores, pois muitos projetos são adiados devido aos constantes conflitos nos arredores e dependências da escola. Quanto às possibilidades destaca-se a gestão compartilhada e a coesão da equipe, o que favorece uma práxis pedagógica mais eficiente e compromissada em prol dos estudantes da EJA.
Abstract: The present Project of Local Intervention, that has bibliographic character and of field study, aimed to know the reality of work of Educação de Jovens e Adultos’ teachers, delimited to Escola Municipal Ipanema, in Valparaíso de Goiás. Based on this intervention, we recognize the importance of having a harmonious and cohesive school, in which the professionals develop actions that make the school environment more interesting and motivating and, consequently, promote the quality of teaching of EJA. This local intervention is justified in the analysis of the limits and the possibilities of EJA’s teachers and of the school in which their pedagogical know-how is built up. Also, we intended to aware teachers about the relevance of EJA to the students and this action requires significant curriculum and specific programs, which improve even more education optimization. It is important to highlight that EJA’s teachers need a continuous training to teach the youth and adults, since most of them look for the school expecting to find “their turn” in the job market. Thus, teachers need to be prepared to mediate an efficient and a real teaching to these ones, for in the current era, with so many technologies and innumerous sort of information, the school must follow the diversified knowledges of the modern time. There are some limitations to work with the adult and youth education, but there are also many possibilities. One of the EJA’s limits, according to the teachers interviewed, is the violence in the neighborhood where the students live on, that causes fear, insecurity, panic, stress and even relative teachers’ demotivation, because many projects are postponed due to constant conflicts in surrounding areas and inside the school. Concerning to the possibilities, the most important ones are de shared management and the team cohesion, which favors a more efficient and committed pedagogical praxis, so that EJA students’ can be helped.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, III Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em Educação de Jovens e Adultos, 2015.
Aparece na Coleção:Educação na Diversidade e Cidadania - EJA



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons