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dc.contributor.advisorFlorindo, Girlane Maria Ferreira-
dc.contributor.authorSousa, Jailson Pereira-
dc.identifier.citationSOUSA, Jailson Pereira. A superação das barreiras e preconceitos do estudante negro e do estudante com deficiência. 2015. 56 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, III Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2015.pt_BR
dc.description.abstractOs projetos do Centro Educacional 06 de Taguatinga Norte foram planejados objetivando agregar o aluno através das suas atividades intelectuais e de interação e convivência com seus pares. Observamos enquanto professores e gestores a dificuldade desses alunos de se relacionarem dentro do ambiente escolar, cuja dificuldade perpassa pelo preconceito e a exclusão social. A equipe de docentes, a coordenação pedagógica e a direção do Centro Educacional 06 buscaram uma atitude diferente de muitas escolas públicas do Distrito Federal que ignoram a questão do preconceito e da exclusão social. Buscou-se, portanto desconstruir uma educação oprimida, racista e discriminatória (Paulo Freire, 1987), que muitas vezes é evidenciada dentro da escola, como reflexo de uma visão social, a qual se reflete na conduta do professor e do aluno como sujeito desta realidade. Com o advento dos projetos – Africanidade, Filosofia Solidária, Horta Solidária (Toca da minhoca) – percebeu-se uma mudança significativa na relação professor – aluno e entre esses e seus pares. Estas mudanças aconteceram na interação e na vivência do respeito étnico- racial, do respeito às pessoas com necessidades específicas, da preservação do espaço escolar, da valorização do trabalho coletivo, da consciência social e econômica e da valorização do meio ambiente. Enquanto agente de promoção da cidadania e da formação, nossa escola está se apropriando das políticas inclusivas buscando desmistificar o preconceito e a exclusão social; assim cada projeto realizado constituiu-se numa sólida vivência e construção da superação das barreiras e dos preconceitos sofridos pelas pessoas negras e pelas pessoas com deficiência, bem como para os não negros e as pessoas sem deficiência que podem ter sido protagonistas de preconceitos e exclusão.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação de Jovens e Adultos (EJA)pt_BR
dc.subject.keywordNegros - educaçãopt_BR
dc.subject.keywordPessoas com deficiência - educaçãopt_BR
dc.subject.keywordInclusão escolarpt_BR
dc.titleA superação das barreiras e preconceitos do estudante negro e do estudante com deficiênciapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2017-01-02T13:43:26Z-
dc.date.available2017-01-02T13:43:26Z-
dc.date.submitted2015-11-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/15362-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1These projects Wansbeck North Educational Center 06 came for a reason to add the student through their intellectual difficulties and joints of coexistence between peers. Watched as teachers and managers the difficulty these students relate within the school environment, is difficult moves through the prejudice and social exclusion. For a long time the public schools of the Federal District ignored the issue of prejudice and social inclusion, thus became general pedagogical education oppressed, racist and discriminatory (Paulo Freire, 1987). This problem is evident in adverse situations in society and especially within the school, in which this is reflected in the conduct of the teacher and the student as the subject of this reality. With the advent of the projects - Africanism, Philosophy Solidarity, Solidarity Horta (catch the worm) - was noticed a significant change in the teacher - student and their peers. These changes took place in the interaction, respect Ethnic - Racial, respect to people with special needs, preservation of the school environment, valuation of collective work, social and economic awareness and appreciation of the environment. The intervention of inclusive policies that lead to demystify the prejudice and social exclusion is of paramount responsibility of social institutions, an example of this school, which together with the family form a stronger school community towards overcoming barriers and people's prejudices Black and disabled people.pt_BR
dc.themeEducação de Jovens e Adultos (EJA) : DF : 2º Segmento : Diversidade na EJA - Educação Inclusivapt_BR
Aparece na Coleção:Educação na Diversidade e Cidadania - EJA



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