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Título: Alfabetização de jovens e adultos na penitenciária de Santo Antônio do Descoberto : reeducando para vida
Autor(es): Silva, Carlos Teixeira da
Silva, Rodrigo Beserra da
Orientador(es): Moreira, Ana Maria de Albuquerque
Tema: Educação de Jovens e Adultos (EJA) : DF : 1º Segmento : Alfabetização
Assunto: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Alfabetização
Presidiários
Prisioneiros - educação
Data de apresentação: Out-2015
Data de publicação: 2-Jan-2017
Referência: SILVA, Carlos Teixeira da; SILVA, Rodrigo Beserra da. Alfabetização de jovens e adultos na penitenciária de Santo Antônio do Descoberto: reeducando para vida. 2015. 35 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.
Resumo: Este projeto tem por objetivo conceber ações de intervenção educativa, com fundamento na Educação prisional. Nessa perspectiva atual de alfabetizar o sujeito restrito de liberdade, urge que busquemos diversas alternativas para repensarmos em nossa didática/práticas de alfabetizar na visão voltada para ressocialização dos restritos de liberdade. Em 2014, esse Projeto de Intervenção Local (PIL) foi realizado na penitenciária do município de Santo Antônio do Descoberto – Goiás, poderá servir de base para outras penitenciárias como modelo de ensino para alfabetização. O projeto é embasado em leis de execução penal, (LEP) legislação educacional e (LDB) 9.394/96, teóricos, teorias e em projetos pedagógicos. Foram desenvolvidos os seguintes projetos em parcerias: Construção de uma proposta pedagógica; oficinas pedagógicas de alfabetização, reciclagem e pinturas em material produzido pelos apenados. Conta-se com o apoio da secretaria de Educação, atendimento especializado da equipe de apoio psicopedagógico, defensoria pública, prefeitura municipal e instituição confessional. Dessa forma, defendemos o presente projeto de Alfabetização aos restritos de liberdade na perspectiva de reeducar para a vida, sob a ótica da Análise Crítica do Discurso, que desenvolva no alfabetizando a competência e habilidade de um olhar de esperança de um novo amanhã.
Abstract: This project aims to develop educational intervention actions, based on prison education. In this current perspective of literacy restricted subject of freedom, it is urgent to seek various alternatives to rethink in our teaching / practices of literacy in the view toward rehabilitation of restricted freedom. In 2014, the Local Intervention Project (PIL) was held in prison in the municipality of Santo Antonio Discovered - Goiás, could serve as a basis for other prisons as a teaching model for literacy. The project is grounded in criminal enforcement of laws, LEP, educational legislation and LDB / 9394/96, theorists, theories and pedagogical projects. The following projects were developed in partnership: Building a pedagogical approach; educational workshops literacy, recycling and paintings material produced by inmates. It is said with the support of the Secretary of Education, specialized care of psycho-pedagogical support staff, public defenders, city hall and confessional institution. Thus, we defend the present Literacy project to restricted freedom with a view to re-educate for life, from the perspective of Critical Discourse Analysis, to develop the literate competence and skill of a look of hope for a new tomorrow.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, III Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2015.
Aparece na Coleção:Educação na Diversidade e Cidadania - EJA



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