Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15360
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_AdrianoDeOliveiraAlmeida_RilmaPereiraDaSilva_tcc.pdf632,76 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Uso da webconferência como estratégia de ensino-aprendizagem no curso técnico em Segurança do Trabalho do IFB
Autor(es): Almeida, Adriano de Oliveira
Silva, Rilma Pereira da
Orientador(es): Pimentel, Nara Maria
Tema: Educação de Jovens e Adultos (EJA) : DF : 1º Segmento : NTIC e Mundo do Trabalho - EAD e EJA
Assunto: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Webconferência
Educação à distância
Data de apresentação: Nov-2015
Data de publicação: 2-Jan-2017
Referência: ALMEIDA, Adriano de Oliveira; SILVA, Rilma Pereira da. Uso da webconferência como estratégia de ensino-aprendizagem no curso técnico em Segurança do Trabalho do IFB. 2015. 33 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.
Resumo: O presente PIL tem como tema central o projeto de desenvolvimento e implementação do recurso de webconferência no Curso Técnico em Segurança do Trabalho ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB). Por ser uma produção teórica e prática, traz em seu referencial teórico a base conceitual para atender uma demanda específica dos estudantes do Curso, no que tange a baixa interatividade com os professores-pesquisadores. A partir disso, surgiu a proposta de intervenção para subsidiar a operacionalização de recursos para webconferência, no afã de sanar a falta de interatividade apontada pelos estudantes do IFB. A implementação de um software que permita diminuir a distância geográfica entre discentes e docentes, acontecerá ao longo de uma turma já em curso e terá como desafio a conquista de parceiros que envidem esforços para o seu pleno funcionamento.
Abstract: This PIL is focused on the development of design and implementation of web conferencing feature in Technical Course in Occupational Safety offered by the Federal Institute of Education, Science and Technology Brasilia (IFB). Because it is a theoretical and practical production, it brings in its theoretical framework the conceptual basis to meet a specific demand of students of the course, when it comes to low interactivity with teachers-researchers. From this came the proposal of intervention to support the operationalization of funds for Web conferencing, in his eagerness to remedy the lack of interactivity appointed by the students of the IFB. Implementing a software that allows diminir geographical distance students and teachers, will take place along a group ongoing and will challenge the conquest of partners to strive for their full operation.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, II Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2014-2015.
Aparece na Coleção:Educação na Diversidade e Cidadania - EJA



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons