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Título: Formação de professores da educação de jovens e adultos : a utilização das TICs em uma construção coletiva
Autor(es): Cury, Wanda Santos Pontes
Orientador(es): Vitor, Elaine Filomena Chagas Cáceres
Coorientador(es): Marques, Sonirza Correa
Tema: Educação de Jovens e Adultos (EJA) : DF : 2º Segmento : Formação Continuada
Assunto: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Professores - formação continuada
Tecnologia da informação e comunicação
Data de apresentação: Nov-2015
Data de publicação: 2-Jan-2017
Referência: CURY, Wanda Santos Pontes. Formação de professores da educação de jovens e adultos: a utilização das TICs em uma construção coletiva. 2015. 41 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.
Resumo: Nas últimas décadas vivenciamos um período acentuado no desenvolvimento das tecnologias. O presente Projeto de Intervenção Local tem como objetivo a reflexão sobre a importância da utilização das novas tecnologias, pelos educadores de Jovens e Adultos, nas salas de aula na Organização Não Governamental (ONG) Casa de Justiça e Cidadania, em Ceilândia Norte, considerando o contex-to da Instituição. O desconhecimento e a resistência em reconhecer as novas tecnologias como fer-ramenta de trabalho nos levaram a encontrar um novo jeito de fazer a educação, intervindo nesta realidade com proposta de ações que oportunizem a utilização dos recursos tecnológicos disponíveis na ONG Casa de Justiça e Cidadania, proporcionando aos educadores uma nova leitura do mundo, com vistas a melhoria das competências dos alunos no que diz respeito ao ensino/aprendizagem e capacitação profissional da educação. A implementação do projeto contará com a colaboração de parceiros jovens amigos que prestarão orientações quanto à operacionalização dos dispositivos tec-nológicos. A sequência de atividades executadas permite aos professores oportunidades de conceber trabalhos de produção escrita com a utilização das mídias e ambientes digitais. Utilizando metodolo-gia quantitativa e por meio de pesquisas bibliográficas para a execução do Projeto de Intervenção Local, a pesquisa será baseada nos aspectos práticos em relação ao uso das TICs, fazendo com que os educadores reflitam sobre as possibilidades apresentadas pelo mundo digital, se apropriem e as utilizem para interatividade, formação e construção de novos conhecimentos.
Abstract: In recent decades we have experienced a marked period in the development of technologies. This Intervention Project site aims to reflect on the importance of using new technologies, the Youth and Adult educators in classrooms in the Non Governmental Organization (NGO) House of Justice and Citizenship in Ceilândia Norte, considering the context of the institution. Ignorance and resistance to recognize new technologies as a tool led us to find a new way of doing education, intervened in this reality with proposed actions oportunizem the use of technological resources available in the NGO House of Justice and Citizenship, providing educators a new reading of the world, with a view to improving the skills of students in terms of teaching / learning and professional training of education. The project implementation will have the collaboration of friends young partners who will provide guidance on the operation of technological devices. The sequence of activities performed enables teachers opportunities to conceive written production jobs with the use of media and digital environments. Using quantitative methodology and through literature searches for the implementation of Local Intervention Project, the research will be based on practical aspects regarding the use of ICTs, causing educators to reflect on the possibilities presented by the digital world, take ownership and use for interactivity, training and construction of new knowledge.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, III Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2015.
Aparece na Coleção:Educação na Diversidade e Cidadania - EJA



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