Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15354
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_ShirleyVasconcelosPiedade_tcc.pdf4,45 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O uso das mídias Whatsapp e Google com estudantes na EJA : a experiência do Centro de Ensino Fundamental 02 de Ceilândia
Autor(es): Piedade, Shirley Vasconcelos
Orientador(es): Pimentel, Nara Maria
Tema: Educação de Jovens e Adultos (EJA) : DF : 2º Segmento : NTIC e Mundo do Trabalho - TIC e Sujeitos da EJA
Assunto: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Tecnologia na educação
Mídia digital
Data de apresentação: Nov-2015
Data de publicação: 2-Jan-2017
Referência: PIEDADE, Shirley Vasconcelos. O uso das mídias Whatsapp e Google com estudantes na EJA: a experiência do Centro de Ensino Fundamental 02 de Ceilândia. 2015. 105 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.
Resumo: Este Projeto de Intervenção Local (PIL) é a etapa conclusiva do III Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com ênfase em Educação de Jovens e Adultos, em curso desde fevereiro de 2011. A utilização das tecnologias, em especial, o celular/smartphone pelos estudantes do Centro de Ensino Fundamental 02, em sala de aula, através das mídias WhatsApp e Google teve por objetivo motivar o estudante a frequentar a escola e produzir conteúdos pedagógicos a fim de facilitar sua compreensão. Os estudantes acessam em sala de aula e em casa a análises e a troca de ideias com a utilização dos smartphones. Os conteúdos foram abordados com a produção de vídeos dos experimentos realizados na escola em grupo, e em casa, individualmente. A busca por informações que embasavam teoricamente os experimentos foi obtida através de pesquisas e troca de informações no grupo, criado no WhatsApp, com o fim de produzir conteúdos pedagógicos. Durante o desenvolvimento do projeto percebeu-se que os alunos demonstraram maior interesse nas aulas evidenciada através da frequência, e das inúmeras publicações no grupo do WhatsApp. Este projeto visa contribuir com a reflexão acerca do uso das Tecnologias de Comunicação e Informação na educação do estudante/trabalhador da Educação de Jovens e Adultos.
Abstract: This Local Intervention Project (LIP) is the final step of the Level III Specialization Course in Cultural Diversity and Good Citizenship Education. This project focuses on adolescents and adults at the Center for Primary Education #2. It was started in February of 2011 and is still ongoing. The primary objective is to keep students in school until they complete the full primary education requirements. This is accomplished by using technology, in particular cellphones and smartphones, in the classroom. Using Google and WhatsApp, we deliver content to facilitate students' learning. Using surveys, analysis and exchanges of ideas we introduced the use of smartphones inside and outside of class. We encouraged the students to make videos of their experiments bota in groups at school and individually at home. Students searched for information on which to base their experiments on Google and by discussion on a Whatsapp group specifically for the class. During the development of the project, there were indications of fewer missed classes, evidenced by attendance records and heavy activity on the Whatsapp group. This project aims to contribute to the discussion concerning the use of information and communication technologies in education of adolescents and adults by both educators and students.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, III Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2015.
Aparece na Coleção:Educação na Diversidade e Cidadania - EJA



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons