Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15353
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_CarmenDourado_CristinaSouza_ElaineMaia_ManoelSilva_MariaOliveira_SergioNascimento_tcc.pdf893,2 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorBenício, Miliane Nogueira Magalhães-
dc.contributor.authorDourado, Carmen Silvia-
dc.contributor.authorSouza, Cristina Salatiel de Amorim-
dc.contributor.authorMaia, Elaine Vieira-
dc.contributor.authorSilva, Manoel Pinto da-
dc.contributor.authorOliveira, Maria Célia de Sousa-
dc.contributor.authorNascimento, Sérgio da Costa-
dc.identifier.citationDOURADO, Carmen Silvia et. al. Estratégias de ensino como foco para evitar a evasão escolar na Educação de Jovens e Adultos – EJA: o caso do CREJA de Luziânia-GO. 2015. 48 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, III Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2015.pt_BR
dc.description.abstractO presente Projeto de Intervenção Local (PIL) “Estratégia de Ensino como foco para evitar a evasão Escolar na Educação de Jovens e Adultos – EJA: o caso do CREJA de Luziânia-GO” foi realizado no Centro Municipal de Educação Básica Professora Ana Reis Meireles Dona Tizinha, entra de Referência de Educação de Jovens e Adultos (CREJA) em Luziânia–GO. O projeto investigativo-interventivo visou analisar as principais causas da evasão escolar e procurou construir estratégias pedagógicas a fim de amenizar o problema. O objetivo foi promover uma reestruturação curricular que possibilitasse a criação e o desenvolvimento de estratégias de ensino alinhadas, sobretudo, com uma pedagogia libertadora que favorecessem a permanência do aluno na escola. Para fundamentar o projeto de Intervenção foram observadas leis, documentos da Unidade Escolar como o Projeto Político Pedagógico (GADOTTI, 1994) e autores que se debruçam sobre temas que estão direta ou indiretamente relacionados com a evasão escolar nos moldes como a discute Arroyo (1997), como estratégia pedagógica (TACCA, 2014), pedagogia libertadora (FREIRE, 1968, 34). E ainda nos amparamos nas ideias de Campos (2003) para estruturar a discussão sobre questões metodológicas da pesquisa. Ao concluir o projeto observa-se que a escola realizou ações para o enfrentamento do problema da evasão escolar e que as mesmas têm se mostrado capazes de ajudar a minimizar a problemática na escola, uma vez que já se constatou uma diminuição de 17% do índice de evasão.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação de Jovens e Adultos (EJA)pt_BR
dc.subject.keywordEvasão escolarpt_BR
dc.titleEstratégias de ensino como foco para evitar a evasão escolar na Educação de Jovens e Adultos – EJA : o caso do CREJA de Luziânia-GOpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2017-01-02T12:05:04Z-
dc.date.available2017-01-02T12:05:04Z-
dc.date.submitted2015-11-07-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/15353-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1This Local Intervention Project (LIP) "Education Strategy focused to prevent truancy in the Youth and Adult Education - EJA: the case of Luziânia-GO CREJA" was held at the Municipal Center for Basic Education Professor Ana Reis Meireles Dona Tizinha, goes to the Youth and Adult Education Reference (CREJA) in Luziânia-GO. Investigative-interventionist project aimed to analyze the root causes of truancy and sought to build pedagogical strategies to alleviate the problem. The objective was to promote a curriculum restructuring that would allow the creation and development of aligned teaching strategies, especially with a liberating pedagogy favoring the permanence of the student in school. To support the intervention project laws were observed, the School Unit documents such as the Pedagogical Political Project (GADOTTI, 1994) and authors that focus on topics that are directly or indirectly related to truancy in the manner as discussed Arroyo (1997) , as a pedagogical strategy (TACCA, 2014), liberating pedagogy (Freire, 1968, 34). And we still hold you in the Campos ideas (2003) to structure the discussion on methodological issues of the research. To complete the project is observed that the school held actions to fight the problem of truancy and that they have been able to help minimize the problems in school, as already noted a decrease of 17% of the index evasion.pt_BR
dc.themeEducação de Jovens e Adultos (EJA) : GO : 1º Segmento : Gestão Político-Pedagógica - Evasão/trabalhopt_BR
Aparece na Coleção:Educação na Diversidade e Cidadania - EJA



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons