Título: | Educação de jovens e adultos e diversidade étnico – racial : narrativas e olhares de atores e atrizes |
Autor(es): | Peixoto, Renata Parreira |
Orientador(es): | Silveira, Marly de Jesus |
Coorientador(es): | Santos, Cláudio Amorim dos |
Tema: | Educação de Jovens e Adultos (EJA) : DF : 2º Segmento : Diversidade na EJA - Educação Étnico-racial |
Assunto: | Educação de Jovens e Adultos (EJA) Diversidade na escola |
Data de apresentação: | Out-2015 |
Data de publicação: | 2-Jan-2017 |
Referência: | PEIXOTO, Renata Parreira. Educação de jovens e adultos e diversidade étnico – racial: narrativas e olhares de atores e atrizes. 2015. 44 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015. |
Resumo: | Reconhece-se a importância de conhecermos nossa história para compreender quem somos, de onde viemos valorizando nossas origens, conhecendo a história da nossa cultura. Considerar as narrativas e olhares de Atores e Atrizes Educação de Jovens e Adultos – EJA, oportuniza a reflexão sobre os processos identitários partindo das narrativas desses/as personagens reais que conseguem ter um olhar sobre si, e como as experiências vivenciadas contribuíram para a formação de suas “identidades”. A perspectiva de implantação do Projeto Interventivo Local “Educação de Jovens e Adultos e Diversidade Étnico – racial: Narrativas e Olhares de Atores e Atrizes”, oportunizar a reflexão Utilizaremos como referência teórico prática o filme Vida Maria para problematizar a reflexão do abandono da educação formal para buscar a sobrevivência. Também utilizaremos como referência o audiovisual “Elas Falam” como estratégia de refletir sobre a corporeidade de professores negras, suas histórias de exclusões ao longo de suas trajetórias escolares e suas experiências como professoras ao tentar promover, atividades relacionadas a valorização da cultura afro-brasileira, antes da promulgação da Lei nº 10.639/2003, que instituiu a obrigatoriedade do ensino da História dos africanos e da cultura afro-brasileira nos currículos das instituições de ensino fundamental e médio, no sistema de ensino público e particular. |
Abstract: | It recognizes the importance of knowing our history to understand who we are, where we come from valuing our origins, knowing the history of our culture. Consider the narrative and looks Actors and Actresses Youth and Adult Education - EJA, provides an opportunity to reflect on the identity processes starting from the narratives of these / real characters who manage to have a look about you, and how the experiences contributed to the formation of their "identities". The implementation perspective of Interventive Project Location "Youth and Adult Education and Ethnic Diversity - racial: Narratives and Actors and Actresses looks" create opportunities for reflection will use as a theoretical practical reference the film Life Mary to discuss the reflection of the formal education abandonment to seek survival. We will also use as a reference the audiovisual "They speak" as a strategy to reflect on the corporeality of black teachers, their exclusions stories throughout their school careers and their experiences as teachers while trying to promote activities related to the appreciation of the african-Brazilian culture, before the enactment of Law No. 10,639 / 2003, which established the mandatory teaching of African history and african-Brazilian culture in the curricula of primary and secondary education institutions in the public and private education system. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, III Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2015. |
Aparece na Coleção: | Educação na Diversidade e Cidadania - EJA
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