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Título: Elaboração de atividades práticas e jogos didáticos para o ensino de física na EJA
Autor(es): Gonçalves, André Chaul
Orientador(es): Carlos, Jairo Gonçalves
Coorientador(es): Rodrigues, Tiago Ferreira
Tema: Educação de Jovens e Adultos (EJA) : DF : 3º Segmento : Ciências da Natureza - Física
Assunto: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Jogos educativos
Física - estudo e ensino
Data de apresentação: 7-Nov-2015
Data de publicação: 2-Jan-2017
Referência: GONÇALVES, André Chaul. Elaboração de atividades práticas e jogos didáticos para o ensino de física na EJA. 2015. 57 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.
Resumo: Este Projeto de Intervenção foi criado visando à elaboração de atividades práticas e jogos didáticos para o ensino de física na Educação de Jovens e Adultos, no intuito de propor uma modificação da maneira tradicional do estudo de física, com foco em aulas práticas desenvolvidas em sala como metodologia de motivação, revendo desta maneira os conteúdos que realmente são significativos para o educando. Surge de uma preocupação em proporcionar ao educando da Educação de Jovens e Adultos um ensino de qualidade, capaz de oportunizar-lhe aulas interessantes e enriquecedoras numa expectativa de valorização das suas experiências de vida e conhecimentos acumulados e com isso garantir aprendizagens mais significativas. O Projeto será implementado no Centro de Ensino Médio 03 do Gama-DF e terá como público alvo os educandos da 3ª etapa do 3º segmento da EJA. As metodologias aplicadas serão criadas pelo educador e apresentadas às turmas, sempre respeitando os conteúdos ministrados até o momento, utilizando como forma de motivação aulas práticas e jogos educativos. Os educandos avaliarão as práticas realizadas e serão avaliados posteriormente, qualitativa e quantitativamente. Espera-se que, com a aplicação desse projeto de intervenção, o ensino de física para jovens e adultos desenvolva no educando a criatividade, a curiosidade, o pensamento crítico, a capacidade de abstração, a visualização da física no cotidiano, uma mudança de paradigma sobre as ciências exatas, a pesquisa, a motivação e o crescimento da sua autoestima.
Abstract: This Intervention Project was created to the development of practical and educational games activities for teaching physics at the Young and Adult Education in order to propose a modification of the traditional way of the study of physics, focusing on practical lessons developed in the classroom as methodology of motivation reviewing this way the content they really are meaningful to the learner. It arises from a concern of giving the learner the Young and Adult Education quality education able to create opportunities them interesting and enriching classes in expected appreciation of their life experiences and accumulated knowledge; and thus ensure more meaningful learning. The project will be implemented in High School Centre 03 Gama-DF and it will target the students of the 3rd segment of the Young and Adult Education. The methodologies will be created by the educator and the courses presented, always respecting the contents taught so far, using as means of motivation, practical lessons and educational games. The students will evaluate the practices executed and they will de evaluated later, qualitatively and quantitatively. It is expected that with the implementation of this intervention project, teaching Physics for young and adults develop the student's creativity, curiosity, critical thinking, abstraction ability, physics identification in daily life, a paradigm shift on the exact sciences, research, motivation and growth of self-esteem.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, III Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2015.
Aparece na Coleção:Educação na Diversidade e Cidadania - EJA



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