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https://bdm.unb.br/handle/10483/15331
Título: | O papel da bidocência na inclusão do aluno com deficiência no ensino regular |
Autor(es): | Dias, Fabiana Pereira |
Orientador(es): | Faria, Fernanda Cupolillo Miana de |
Assunto: | Pessoas com deficiência - educação Educação inclusiva Bidocência |
Data de apresentação: | 2015 |
Data de publicação: | 23-Dez-2016 |
Referência: | DIAS, Fabiana Pereira. O papel da bidocência na inclusão do aluno com deficiência no ensino regular. 2015. 40 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015. |
Resumo: | O presente trabalho versa sobre o papel da bidocência na inclusão do aluno com deficiência no ensino regular. A bidocência, ou presença de um segundo professor na classe, apresenta-se como um importante instrumento na educação inclusiva, pois, através dela, há possibilidades de o educando com deficiência adquirir mais conhecimentos. O principal objetivo desse trabalho é compreender o papel da bidocência na inclusão do aluno com deficiência no ensino regular. Por meio de pesquisa qualitativa, foram realizadas entrevistas com professores, diretora e aluno de uma instituição de ensino. Os resultados levaram-nos a refletir a respeito da educação inclusiva regional e também a brasileira, que parece seguir a “passos lentos”. Embora alguns estados brasileiros tentem inserir o modelo da bidocência em classe, este ainda não é satisfatório. Conclui-se, a partir da pesquisa, que é necessário que estes profissionais tenham uma formação continuada, atualizando-se, para que estejam preparados e capacitados para atender a essa demanda de maneira inclusiva. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015. |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
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