Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/15310
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_ThiagoAlmeidaFerreira_tcc.pdf2,61 MBAdobe PDFver/abrir
Título: João da Goméia : transgressões e identidades de gênero no candomblé
Autor(es): Ferreira, Thiago Almeida
Orientador(es): Silva, Edlene Oliveira
Assunto: Cultos afro-brasileiros
Candomblé
Gomeia, Joãozinho da, 1914-1971
Discurso religioso
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 23-Dez-2016
Referência: FERREIRA, Thiago Almeida. João da Goméia: transgressões e identidades de gênero no candomblé. 2016. 37 f., il. Monografia (Bacharelado e Licenciatura em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O presente artigo analisa alguns discursos midiáticos e acadêmicos respeito da homossexualidade e performance de gênero do Babalorixá Joãozinho da Goméia. João, negro, homossexual assumido, bailarino e amante do carnaval viveu entre 1914-1971 e seus comportamentos foram vistos como transgressores na história do candomblé no Brasil, pois rompiam com aspectos da tradição dessa religião, ao mesmo tempo em que desnaturalizava concepções sociais hegemônicas de gênero vigentes. O percurso de João é analisado através sobretudo de materiais jornalísticos que transmitem fragmentos sobre sua vida dentro e fora dos espaços religiosos. . Desse modo, as imagens de João, difundidas em diferentes veiculos como fotografias, jornais e textos acadêmicos, acabam por revelar valores, ideias, crenças e imaginários em torno dessse personagem. Cada um desses discursos projetam seu próprio Joãozinho, visualizando-o de maneira diferente, desde “traidor da tradição do candomblé” até “rei do candomblé”.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2016.
Aparece na Coleção:História



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons