Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15282
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_ThalesPimentelFerreira.pdf734,29 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Características relevantes do controle gerencial citados para avaliação de desempenho na administração da saúde pública de acordo com a literatura
Autor(es): Ferreira, Thales Pimentel
Orientador(es): Morgan, Beatriz Fátima
Assunto: Saúde pública
Saúde pública - indicadores de desempenho
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 22-Dez-2016
Referência: FERREIRA, Thales Pimentel. Características relevantes do controle gerencial citados para avaliação de desempenho na administração da saúde pública de acordo com a literatura. 2016. 35 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O objetivo dessa pesquisa é elencar fatores relevantes de controle gerencial citados para avaliação de desempenho na administração da saúde pública de acordo com a literatura. Para isso foi realizada uma análise de conteúdo baseada no método de Bardin(1977), em que realiza-se a exposição de trechos dos trabalhos selecionados que apresentam características relevantes e coniventes com o objetivo do trabalho. Dentro desses aspectos foram analisadas as seguintes categorias: mensuração, complexidade, descentralização e indicadores internos e externo. Os resultados indicaram que para haver uma comparação entre os desempenhos entre as instituições de saúde é necessária uma exaustiva validação e extenso detalhamento de modo a ser comparação justa e real, além disso o processo de descentralização aponta que não necessariamente maiores quantidades de avaliadores de desempenho irão apresentar uma avaliação mais correta, e que isso dependerá da regulação que lhe forem impostas, e do nível de autonomia, pois os interesses de cada uma podem levar à vícios ou ao conflitos de ideias e métodos avaliativos. O estudo é uma ferramenta de conhecimento que apresenta o posicionamento presente nas literaturas acadêmicas a respeito de características importantes na avaliação de desempenho na administração da saúde além de influenciar no despertar de inquietações que possam resultar em novas pesquisas.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2016.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons