Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/15270
Título: A capoeira como instrumento de cidadania e diversidade na Educação de Jovens e Adultos
Autor(es): Lopes, Álisson Rafael de Sousa
Orientador(es): Costa, Danúbia Régia da
Tema: Educação de Jovens e Adultos (EJA) : DF : 2º Segmento : Cidadania e Associativismo - Cidadania/Emancipa
Assunto: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Capoeira
Cidadania
Data de apresentação: Out-2015
Referência: LOPES, Álisson Rafael de Sousa. A capoeira como instrumento de cidadania e diversidade na Educação de Jovens e Adultos. 2015. 30 f.. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.
Resumo: A presente pesquisa busca atender a Educação de Jovens e Adultos e demonstrar a capoeira cultural como representante de um patrimônio precioso, tendo na atualidade um amparo constitucional fundamental para a manutenção de seus elementos. A capoeira é a precipitação da cultura de uma nação que foi oprimida, e que reconhece seu valor, característica que faz do estudo da capoeira algo simplesmente fascinante e indispensável, assim a mesma contribui para verdadeiro exercício de cidadania e combate aos preconceitos. Sendo um instrumento pertinente ao ensino da história que pode ser utilizada na educação como humanização e erradicação de preconceitos raciais e sociais. A capoeira foi consagrada como patrimônio imaterial do Brasil tendo como desdobramento a obrigação do Estado brasileiro em preservá-la e fomentá-la, estabelecendo medidas programáticas para efetivar tal empreendimento e na Educação de Jovens e Adultos é possível fazer tal pratica utilizando a capoeira como instrumento também de fomento à cultura Brasileira, de promoção a diversidade e estimulo ao respeito as diferenças entre os estudantes.
Abstract: This research seeks to meet the Education for Youth and Adults and demonstrates the cultural capoeira, the Brazilian Martial Art – Dance, fight and Music, as a representation of a precious heritage, and nowadays a fundamental constitutional protection for the maintenance of its elements. Capoeira is a nation's cultural aspect that was oppressed, and recognizing its value, is a characteristic that makes the study of capoeira, something simply fascinating and indispensable. It contributes to the real exercise of the citizenship and the fight against prejudices. It is a useful tool to the teaching of history and can be used in education as humanization and eradication of racial and social prejudices. Capoeira was consecrated as an intangible heritage of Brazil having and unfolding the Brazilian government's obligation to preserve it and promote it, establishing programmatic measures to affect the Youth and Adult Education in order to make such a practice using capoeira as a tool to the promotion of the Brazilian culture, promoting diversity and encouragement, taking into consideration the differences among students.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, III Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2015.
Coorientador(es): Linhares, Maria do Socorro Silva
Aparece na Coleção:Educação na Diversidade e Cidadania - EJA

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_AlissonRafaelDeSousaLopes_tcc.pdf450.52 kBAdobe PDFver/abrir


Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons