Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1527
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_HernandoGomesBrasil.pdf160 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Psicodinâmica do trabalho : as vivências de prazer e sofrimento nas relações de trabalho entre servidores do quadro e terceirizados em uma organização do judiciário federal
Autor(es): Brasil, Hernando Gomes
Orientador(es): Siqueira, Marcus Vinícius Soares
Assunto: Psicodinâmica do trabalho
Satisfação no trabalho
Servidores públicos
Comportamento organizacional
Data de apresentação: 2009
Data de publicação: 17-Fev-2011
Referência: BRASIL, Hernando Gomes. Psicodinâmica do trabalho: as vivências de prazer e sofrimento nas relações de trabalho entre servidores do quadro e terceirizados em uma organização do judiciário federal. 2009. 44 f. Monografia (Especialização em Gestão Judiciária)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar as vivências de prazer e sofrimento nas relações de trabalho entre servidores do quadro e terceirizados em uma Organização do judiciário Federal, buscando uma melhor compreensão do contexto que envolve três situações distintas, entre o servidor concursado, o servidor que teve o benefício do ingresso no serviço público, antes da promulgação da Constituição Federal de 1988 e o prestador de serviço terceirizado. Buscou-se fundamentação nas teorias da psicopatologia do trabalho e na psicodinâmica do trabalho, no intuito de identificar as causas de prazer e sofrimento gerado nas relações vivenciadas pelos grupos pesquisados. Esses foram divididos em três categorias de 05 cinco elementos cada, de forma que representassem cada situação. Nessa busca realizou-se pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, uma vez que ainda há pouco conhecimento acumulado e sistematizado, através de entrevista focalizada, individuais e semi-estruturadas. Foram verificadas através dos resultados, que relações do tipo “apadrinhamento”, geraram e continuam a gerar situações de desconforto e confronto entre os membros da organização, travando-se uma batalha de poderes dentro da organização, que é composta por várias autoridades com amplos poderes e condições de igualdade. Outro fator identificado foi a possível perda na qualidade do julgamento dos processos, em troca da busca pela quantidade de julgados, demonstrando uma preocupação excessiva pela estatística. Finalmente, conclui-se que estudos e posicionamentos devem ser tomados, no intuito de minimizar ou se possível extinguir as relações de pessoalidade e retorno à busca pela qualidade dos julgados.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, 2009.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2009.TCC.1527
Aparece na Coleção:Gestão Judiciária



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.