Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/15264
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_LazloKyoshiSacunoLuz.pdf1,13 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise do processo de implementação do sistema de informações de custos no Senado Federal
Autor(es): Luz, Lazlo Kyoshi Sacuno
Orientador(es): Dantas, José Marilson Martins
Assunto: Setor público
Senado Federal
Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF)
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 22-Dez-2016
Referência: LUZ, Lazlo Kyoshi Sacuno. Análise do processo de implementação do sistema de informações de custos no Senado Federal. 2015. 43 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: A legislação recente, em especial, a Lei Complementar n.º 101 de 2000, conhecida como Lei de Responsabilidade Fiscal, determina que a Administração Pública dos três Poderes da União, dos Estados e dos Municípios devem implementar sistema de informação de custos que permita a avaliação da gestão desses órgãos. Cumpre investigar como se dá esse processo de implantação desse sistema no âmbito do Senado Federal. Como instrumento de pesquisa qualitativa, lançou-se mão de entrevista dirigida com gestor do órgão. Ademais, pesquisaram-se normativos internos e documentação de eventos relevantes que traçaram as tentativas de instituição do SIC. Evidenciou-se que o Senado, por hora, não dispõe de sistema de custos. Pela entrevista aplicada, salientaram-se os motivos pelos quais o órgão descumpre a legislação (possível falta de interesse político) e as dificuldades por ele enfrentadas, tais como carência de pessoal e infraestrutura de TI. A despeito desses gargalos, a Administração planeja implementar o SIC entre 2017 e 2018. Sugerem-se possíveis alternativas para implementação no curto prazo, tais como aproveitamento da estrutura acadêmica e de desenvolvimento de TI, disponíveis naquela Casa Legislativa.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2015.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons