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Título: A influência da religião no comportamento altruísta de um agente
Autor(es): Sattler, Nilo Vinícius
Orientador(es): Bertussi, Geovana Lorena
Assunto: Religião
Economia comportamental
Altruísmo
Data de apresentação: Set-2016
Data de publicação: 21-Dez-2016
Referência: SATTLER, Nilo Vinícius. A influência da religião no comportamento altruísta de um agente. 2016. vi, 36 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciências Econômicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Este trabalho tem por objetivo identificar se a religião exerce influência sobre o comportamento de um agente econômico e qual é a sua natureza. A religião acompanha a humanidade desde tempos remotos e por diversas vezes ocupou papel central em sociedades e eras na história. E qual é o papel que a religião ocupa hoje num contexto da avaliação do fenômeno do altruísmo? Essa tem sido uma pergunta de muito interesse por parte da Economia Comportamental, área das Ciências Econômicas, que busca entender o papel do altruísmo, que é corriqueiro no cotidiano, todavia, não considerado nos modelos clássicos da Economia que veem os agentes, como homo economicus, indivíduos de racionalidade absoluta que buscam a maximização de suas funções utilidade. Na tentativa de responder essa pergunta a literatura econômica aliada a técnicas experimentais, jogos econômicos com riscos monetários reais, foram usados para entender a natureza do efeito da religião no comportamento de um agente econômico. O resultado empírico não encontrou evidências suficientes para apontar uma influência da religião diretamente, um achado interessante foi a relevância da reciprocidade e suas nuances.
Abstract: This academic essay has the objective of seek evidences to answer: Can religion affect the altruistic behavior of an economic agent? Religion walks hand-in-hand with humankind since the old ages and, for many times, became the protagonist of societies and history. What is the current role that religion occupies in an appraisement context of altruism? This question have been a central one for the Behavioral Economics that strives to acknowledge the altruism as a phenom, that happens everyday, however, was left aside in the classic models of Economy, that see the individuals as homo economicus, agents that have full rationality and seek maximize their utility. In the attempt to arrange the theoretical presuppositions and the empirical observations this essay reunite academic literature and experimental tools to answer the main question. Once the experiment took place, no significant evidence was found that religion appears to influence altruistic patterns of behavior on the subject. However, some interesting facts have been pointed towards to reciprocity and its implications.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Departamento de Economia, 2016.
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