Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15251
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_MarinaMirandaMartins_tcc.pdf911,47 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Entendendo moedas virtuais à luz das teorias monetárias : o caso do Bitcoin
Autor(es): Martins, Marina Miranda
Orientador(es): Mollo, Maria de Lourdes Rollemberg
Assunto: Moeda
Moeda digital
Bitcoin
Criptomoeda
Data de apresentação: 1-Ago-2016
Data de publicação: 20-Dez-2016
Referência: MARTINS, Marina Miranda. Entendendo moedas virtuais à luz das teorias monetárias: o caso do Bitcoin. 2016. 43 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciências Econômicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Ao longo da história, a gestão da moeda tem sido uma responsabilidade e um direito de uma autoridade central. A estreia recente de moedas virtuais, como Bitcoin, no entanto, desafia essa tradição especialmente porque elas são descentralizadas. Nesse sentido, o Bitcoin é uma criptomoeda introduzida em 2008 por Satoshi Nakamoto. Ele foi concebido como alternativa à moeda controlada pelo governo. Assim, a presente monografia tem por finalidade apresentar, a partir de uma revisão bibliográfica, a evolução histórica da moeda e as principais funções desempenhadas por ela de acordo com as teorias monetárias ortodoxas e heterodoxas. Posteriormente, explana-se as principais características do Bitcoin e a sua posição na economia atual, ressaltando suas vantagens e desvantagens em relação às moedas nacionais e outros meios de pagamento. Por fim, destaca-se o motivo de o Bitcoin não poder ser considerado uma moeda a partir da perspectiva dessas abordagens, relatando, principalmente, o quesito da alta volatilidade dessa moeda virtual e da sua baixa liquidez.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, 2016.
Aparece na Coleção:Ciências Econômicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons