Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15232
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_ElianeEgen_tcc.pdf3,35 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O teatro como discurso político e social da cultura afro-brasileira
Autor(es): Egen, Eliane
Orientador(es): Carvalhal, Júlia Alves Rodrigues
Assunto: Artes cênicas - ensino
Teatro
Cultura afro-brasileira
Produção artística
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 8-Dez-2016
Referência: EGEN, Eliane. O teatro como discurso político e social da cultura afro-brasileira. 2016. 73 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Teatro)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Itararé – SP, 2016.
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo apresentar a experiência do projeto “O Teatro como discurso político e social da cultura afro-brasileira”, que trabalha a linguagem teatral no contexto escolar, na Escola Dr. Herculano Pimentel, com alunos do ensino médio em idade entre 15 e 17 anos. O projeto procura ressaltar elementos da linguagem teatral como: expressão corporal e sensorial, espaço, interação, jogos teatrais, criação de cena e leitura dramática, associando-os às produções artísticas e culturais afro-brasileiras. Buscou-se, no exercício prático, uma mudança paradigmática acerca de conceitos como “autoaceitação”, “embranquecimento” e “valorização étnica”, partindo de discussões sobre a relevância do espaço da comunidade escolar como livre expressão do negro e do mestiço, pautando-se no trabalho realizado pelo Teatro Experimental do Negro e suas contribuições para construção da identidade negra no Brasil. Assim, esta pesquisa tem o intuito, ainda, de refletir sobre o discurso social e político do teatro, evidenciando as questões raciais.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2016.
Aparece na Coleção:Teatro



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons