Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15223
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_GiseleSilvaOliveira.pdf4,49 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Definição e implementação computacional da seleção espacial
Autor(es): Oliveira, Gisele Silva
Orientador(es): Silva, Alan Ricardo da
Assunto: Estatística espacial
Mobilidade urbana
Transporte público
Distrito Federal (DF) - transporte público
Seleção espacial
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 7-Dez-2016
Referência: OLIVEIRA, Gisele Silva. Definição e implementação computacional da seleção espacial. 2016. viii, 36 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Estatística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo juntar as definições de Estatística Espacial e de Amostragem a fim de criar um novo conceito denominado Seleção Espacial. A Seleção Espacial visa selecionar localidades no espaço geográfico para produzir estimativas não viesadas do parâmetro estudado, e tendo o menor custo/tempo de deslocamento possível. A metodologia foi aplicada nas 19 Regiões Administrativas do Distrito Federal tendo como meio de transporte o ônibus, com o tempo real de deslocamento, bem como o valor atual da tarifa. Os resultados mostraram que foi possível selecionar Regiões Administrativas que produziram estimativas não viesadas e a rota entre elas foi a que produziu o menor custo e/ou tempo possível.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Estatística, 2016.
Aparece na Coleção:Estatística



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons