Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/15220
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_IgorGebrimLouly_tcc.pdf1,37 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O ensino de violão em formato audiovisual : uma proposta para elaboração de vídeo aulas de curta duração
Autor(es): Louly, Igor Gebrim
Orientador(es): Azevedo, Maria Cristina de Carvalho Cascelli de
Assunto: Violão - instrução e estudo
Vídeo-aulas
Material didático
Tecnologia na educação
Violão
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 7-Dez-2016
Referência: LOULY, Igor Gebrim. O ensino de violão em formato audiovisual: uma proposta para elaboração de vídeo aulas de curta duração. 2016. 41 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Atualmente, as videoaulas são recursos didáticos utilizados em diversas disciplinas, principalmente pela disponibilidade e facilidade dos recursos tecnológicos para a sua elaboração. No entanto, ainda há pouca produção de trabalhos que abordem a elaboração e a análise didática desse tipo de recurso. Essa situação motivou o desenvolvimento deste trabalho, que tem como objetivo apresentar uma proposta de elaboração de videoaula de curta duração (duração máxima de cinco minutos) voltada para o ensino de violão, e orientada por princípios pedagógicos e técnicos. Especificamente, este estudo visa: 1) articular princípios pedagógicos e técnicos que possam orientar um modelo de videoaula de curta duração para o ensino de violão; 2) refletir sobre as etapas do processo desse planejamento; 3) descrever estratégias e recursos que podem ser utilizados para estimular/motivar a aprendizagem por meio do audiovisual e 4) apresentar um roteiro para a elaboração dessa videoaula. A revisão de literatura reúne artigos de autores como Arroio e Giordan (2006), Spanhol e Spanhol (2009), Parreira Júnior e Oliveira (2009), Filho e colaboradores (2015), Gomes (2008), sobre o universo audiovisual em contextos de ensino e aprendizagem. Os princípios pedagógicos que orientam a elaboração do roteiro de videoaula estão fundamentados nas dimensões da experiência musical segundo Swanwick (2003) e no conceito de microconteúdo citado por Filho e colaboradores (2015). Este trabalho, na área de Educação Musical, se caracteriza como uma reflexão sobre a prática docente com a proposição da videoaula de curta duração. Como parte da estrutura desta proposta pedagógica, foi sugerido um fluxograma de produção, em que são apresentadas as etapas para a elaboração de uma videoaula de curta duração, bem como o roteiro do modelo da videoaula. O presente trabalho pode ajudar professores de violão interessados na preparação e elaboração de uma videoaula, com algumas orientações pedagógicas e técnicas a respeito desses dois universos complexos, o meio audiovisual e o ensino de música.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Licenciatura em Música, 2016.
Aparece na Coleção:Música



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons