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Título: Aprendizagem informal : um estudo de caso no Ministério da Saúde
Autor(es): Ferreira, Vanessa Xavier
Orientador(es): Resende Junior, Pedro Carlos
Assunto: Aprendizagem organizacional
Ministério da Saúde
Interação social
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 7-Dez-2016
Referência: FERREIRA, Vanessa Xavier. Aprendizagem informal: um estudo de caso no Ministério da Saúde. 2016. 20 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Gestão Pública na Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Este estudo teve como objetivo discutir os processos de aprendizagem organizacional no Ministério da Saúde, buscando analisar se há o incentivo da aprendizagem informal como ferramenta de gestão e integração dos servidores. Para tanto, foram realizadas entrevistas semiestruturadas onde os resultados apontam que o ministério não fomenta ações de aprendizagem informal, pois barreiras como a terceirização, falta de apoio dos gestores e prevalência de interesses políticos ainda atuam como grande impedimento para fluidez dos processos de aprendizagem informal e integração dos servidores.
Abstract: This study aimed to discuss the processes of organizational learning at the Ministry of Health, seeking to analyze the existence of the informal learning with employees management and integration tool. For so, semi structured interview was executed where the results show that the ministry has not yet a process of informal learning effectively consolidated, since factors such as outsourcing, lack of support from managers and prevalence of politics interest still operate with great deterrent for the fluidity of informal learning and integration of servers.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016.
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