Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15207
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_JessicaThuannieAfricanoBorges.pdf850,18 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A produção científica sobre a temática tributária em periódicos nacionais no período de 2005 a 2015
Autor(es): Borges, Jéssica Thuannie Africano
Orientador(es): Pereira, Clésia Camilo
Assunto: Tributação
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 6-Dez-2016
Referência: BORGES, Jéssica Thuannie Africano. A produção científica sobre a temática tributária em periódicos nacionais no período de 2005 a 2015. 2015. 57 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Pesquisas que analisam a produção científica são importantes para o meio acadêmico, uma vez que representam a forma com que os estudos vêm sendo desenvolvidos e devido à falta de estudos sobre o perfil da produção científica na área tributária. A partir desse conhecimento, esta pesquisa tem como objetivo identificar as principais temáticas de estudo na área tributária e suas principais características, segundo os artigos provenientes de periódicos nacionais presentes na área de avaliação de “Administração, Ciências Contábeis e Turismo” entre 2005 a 2015, conforme o Qualis/CAPES 2014. Para isso, fez-se um estudo descritivo, exploratório, bibliométrico, com abordagem de dados qualitativa. Destarte, de um total de 15.377 artigos, levantou-se 245 sobre a matéria tributária, o que representa 1,60% do total. Os três periódicos que mais publicaram sobre tributação foram: Economia Aplicada (USP), Revista Brasileira de Economia (FGV) e Estudos Econômicos (USP). Quanto à classificação dos periódicos, a pesquisa demonstrou que os periódicos mais produtivos estão no Estrato B1. As temáticas de estudo mais pesquisadas são “Administração Tributária” e “Custos e Impactos Tributários”, com mais de 60% do total. As instituições mais produtivas na área foram: Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Os autores mais prolíferos de acordo com a amostra são: Nelson Leitão Paes, com 15 publicações e Luiz Felipe Ferreira, com 5 publicações. Por ano, estima-se uma média de 24,5 artigos publicados sobre o tema.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2015.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons