Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/1518
Título: Percepção dos servidores de um órgão do Poder Executivo Federal sobre a educação a distância
Autor(es): Marcolino, Janeina
Orientador(es): Vargas, Miramar Ramos Maia
Assunto: Educação à distância
Formação profissional
Universidade corporativa
Data de apresentação: 2009
Data de publicação: 16-Fev-2011
Referência: MARCOLINO, Janeina. Percepção dos servidores de um órgão do Poder Executivo Federal sobre a educação a distância. 2009. 76 f. Monografia (Especialização em Gestão de Programas e Projetos Educacionais)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Resumo: O presente estudo teve como objetivo principal identificar a Percepção dos Servidores de um Órgão do Poder Executivo Federal sobre a Educação a Distância – EAD como modalidade de ensino-aprendizagem. Para essa finalidade, foi inicialmente realizada uma revisão da literatura acerca do conceito da EAD; sua trajetória desde a utilização de correspondências aos dias atuais, mediada pelas Novas Tecnologias da Informação e de Comunicação (NTIC’s); as barreiras e os desafios para implantação dessa modalidade de ensino no serviço público; o advento das Universidades Corporativas. Em seguida foi realizada uma pesquisa para uma amostra de 500 servidores, por meio do “Instrumento de Percepção de Ensino a Distância” (IPED), de Vargas. O instrumento é composto por 24 itens distribuídos em dois fatores denominados: “Aceitação da EAD” e “Resistência ao uso do computador”. As respostas do instrumento foram analisadas com o auxílio do Statistical Package for Social Sciences (SPSS). Os dados apontaram que as médias para os dois Fatores – “Aceitação da EaD” e “Resistência ao Uso do Computador” e o baixo desvio padrão, sinalizam que os servidores participantes da pesquisa estão em dúvida com relação ao uso da Educação a Distância como modalidade de ensino-aprendizagem e ainda não apresentam um alto grau de familiaridade com essa tecnologia. O resultado sugere à instituição o desenvolvimento de ações que possam modificar a opinião dos servidores com relação a EAD, bem como, um investimento em cursos na área de Tecnologia da Informação.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, 2009.
Aparece na Coleção:Gestão de Programas e Projetos Educacionais

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_JaneinaMarcolino.pdf393.74 kBAdobe PDFver/abrir


Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.