Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15176
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_WesleyVagnerSilvaRocha_tcc.pdf945,63 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação de modelo de estilo de aprendizagem para utilização em ferramenta de ensino baseado em agentes
Autor(es): Rocha, Wesley Vágner Silva
Orientador(es): Ralha, Célia Ghedini
Assunto: Ensino auxiliado por computador
Sistema multiagente
Tecnologia na educação
Data de apresentação: 26-Jun-2016
Data de publicação: 22-Nov-2016
Referência: ROCHA, Wesley Vágner Silva. Avaliação de modelo de estilo de aprendizagem para utilização em ferramenta de ensino baseado em agentes. 2016. xi, 52 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciência da Computação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Devido à grande quantidade de meios de comunicação e tecnologias a que a sociedade atual tem acesso, existe um grande desafio que os docentes enfrentam ao lecionarem aos seus alunos, especialmente se são crianças e adolescentes: manter a atenção dos alunos na aula e motivá-los para continuarem interessados em aprender. O processo de ensino e aprendizagem pode ser melhorado utilizando-se diversos conhecimentos da área de Educação. Uma abordagem que pode trazer benefícios é a descoberta de estilos de aprendizagem, que é a maneira pessoal e específica na qual uma pessoa aprende melhor. Buscando a melhoria nessa área, o presente trabalho propõe a validação de um modelo de estilo de aprendizagem em turmas reais compostas por crianças e adolescentes para ser utilizado em um sistema multiagente. Após esta validação, o presente trabalho apresenta o desenvolvimento de um módulo de sugestão de material e didáticas para serem utilizados por professores em aulas presenciais. Na sequência, o sistema sugere os materiais e didáticas que mais se adequam a uma turma, baseando-se nos estilos de aprendizagem individuais. Este módulo contribui, portanto, com a disposição de instrumentos específicos para a elaboração das aulas.
Abstract: The large amount of communication media and technologies that modern society has access to, has brought about a major challenge that teachers face everyday in the classroom, especially if the students are children and adolescents: capture and hold students’ attention in class and engage them in the learning activities. The process of teaching and learning can be improved by using different methods known to be effective in Education. One approach that can benefit both teachers and students is the identification of learning styles, which is the personal and specific way in which a person learns best. Aiming to improve this idea, this work proposes the validation of a learning style model in real classes of children and adolescents to be used in a multi-agent system. After this validation, this paper presents the development of a suggestion module for material and teaching tools to be used by teachers in regular classes. After the detection of learning styles, the developed module enables the integration of teaching and specific materials. Subsequently, the system recommends the material and teaching tools that are best suited to a class, based on the students’ learning styles. As a result, this module contributes to the provision of specific tools for the preparation of lectures.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2016.
Aparece na Coleção:Ciência da Computação



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons