Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15171
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_GuilhermeMaiaBatista.pdf1,04 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Fatores associados ao desempenho de alunos do 3° ano do ensino médio do Distrito Federal : uma análise multinível aplicada a dados do Saeb 2013
Autor(es): Batista, Guilherme Maia
Orientador(es): Costa, Maria Teresa Leão
Assunto: Análise estatística
Análise multinível (Estatística)
Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB)
Estudantes - desempenho escolar
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 22-Nov-2016
Referência: BATISTA, Guilherme Maia. Fatores associados ao desempenho de alunos do 3° ano do ensino médio do Distrito Federal: uma análise multinível aplicada a dados do Saeb 2013. 2016. vii, 50 f. Monografia (Bacharelado em Estatística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Neste trabalho, foi estudado o desempenho dos alunos do 3° ano do Ensino Médio do Distrito Federal com base nos dados da Aneb (Avaliação Nacional da Educação Básica) de 2013, a mais recente. A Aneb foi criada pelo SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica) e é composta por uma prova de matemática e outra de língua portuguesa. Tendo em vista a estrutura hierárquica dos dados, foi utilizada a técnica Análise Multinível. Sendo assim, foram construídos dois modelos: um para a pro ciência em matemática e outro para a pro ciência em língua portuguesa. A comparação entre os modelos mostrou algumas diferenças, como a variável sexo ser significativa para explicar apenas a disciplina matemática. Para o nível da escola, o único fator que se mostrou significativo foi o tipo de dependência administrativa para ambos os modelos. Aprimorar a educação deve ser um objetivo constante para uma sociedade, por isso, este trabalho pode servir de auxílio para conhecer os principais fatores associados ao desempenho dos alunos do 3° ano do Ensino Médio no Distrito Federal.
Abstract: In this work, we studied the performance of students of the 3rd year of high school in Distrito Federal based on the data from Aneb (National Assessment of Basic Education) 2013, the latest. The Aneb was created by SAEB (System of Basic Education Evaluation) and consists of a math test and a portuguese test. Given the hierarchical structure of the data, we used the technique Multilevel Analysis. Hence, two models were built: one for proficiency in math and another for proficiency in portuguese. The comparison between the models showed some differences, such as the variable gender being significant only for mathematics. For the school level, the only significant factor was the type of administrative dependence for both models. Improving education must be a constant goal for a society, so this work can be of help to know the main factors associated with the performance of students of the 3rd year of high school in Distrito Federal.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Departamento de Estatística, 2016.
Aparece na Coleção:Estatística



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons