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dc.contributor.advisorTorres, Cláudio Vaz-
dc.contributor.authorMuniz, Valdecy Mendes-
dc.identifier.citationMUNIZ, Valdecy Mendes. Análise quanto ao aspecto motivacional do servidor público federal, no âmbito do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. 2008. 44 f. Monografia (Especialização em Gestão de Programas e Projetos Educacionais)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.en
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, 2008.en
dc.description.abstractEsta pesquisa teve como objetivo detectar e demonstrar os aspectos motivacionais no ambiente de trabalho, avaliando o nível de motivação dos servidores, bem como os resultados positivos ou negativos que a motivação poderá trazer para a Instituição. Pretende-se avaliar não somente os fatores, mas principalmente detectar possíveis falhas existentes no processo organizacional como um todo. Propor ações que possam de alguma forma, contribuir para a melhoria do clima organizacional da empresa, amenizando ou eliminando as falhas encontradas em função da necessidade de aprimorar relacionamentos entre Administração e servidores, e necessidade de atuação mais participativa dos diversos segmentos existentes na instituição, melhorando, desta forma, a interação na organização que passa ser o foco desse estudo. O trabalho utilizou uma abordagem adotada nas Teorias Motivacionais, que tratam das forças propulsoras do indivíduo para o trabalho e estão normalmente associadas à produtividade e ao desempenho do ser humano. A pesquisa utilizou ainda a técnica dos grupos focais para observar os processos de interação humana que contribuem para a formação de opinião, o compartilhamento de idéias e a tomada de consciência em relação ao tema em estudo. Assim, foram avaliados os fatores que mais influenciam o comportamento motivacional dos servidores do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação e concluído que valores como sensibilidade, cooperação/comprometimento, efetividade, auto conhecimento e valorização têm que ser melhor trabalhados e não podem ser esquecidos dentro da Autarquia pois são fatores influentes e que tem profundas implicações nos resultados esperados pela instituição, podendo acarretar em conseqüências indesejáveis quanto à produtividade e aos objetivos organizacionais.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordMotivação no trabalhoen
dc.subject.keywordComprometimento organizacionalen
dc.subject.keywordSatisfação no trabalhoen
dc.subject.keywordFundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)en
dc.titleAnálise quanto ao aspecto motivacional do servidor público federal, no âmbito do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educaçãoen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2011-02-15T12:19:43Z-
dc.date.available2011-02-15T12:19:43Z-
dc.date.issued2011-02-15T12:19:43Z-
dc.date.submitted2008-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/1514-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.description.abstract1This research had the objective to detect and to demonstrate to the motivational aspects in the work environment, evaluating the level of motivation of the servers, as well as the positive or negative results that the motivation will be able to bring for the Institution. It is intended to not only evaluate these factors, but mainly to detect possible existing imperfections in the organizational process as a whole. To consider actions that can of some form, to contribute for 5 the improvement of the organizational climate of the company, brightening up or eliminating the imperfections found in function of the necessity to improve relationships between Administration and servers, and necessity of participative performance of the diverse existing segments in the institution, improving, in such a way, the interaction in the organization that passes to be the focus of this study. The work used a boarding adopted in the Motivational Theories, that deal with the propeller forces of the individual for the work and are normally associates to the productivity and the performance of the human being. The research still used the technique of the focal groups to observe the interaction processes human being that contribute for the formation of opinion, the sharing of ideas and the taking of conscience in relation to the subject in study. Thus, the factors had been evaluated that more influence the motivational behavior of the servers of Deep the National one of Development of the Education and concluded that values as sensitivity, cooperation/ commitment, effectiveness, auto knowledge and valuation have that more good to be worked and they cannot be forgotten inside the Autarchy therefore are influential factors and that has deep implications in the results waited for the institution, being able to cause consequences undesirable how much to the productivity and the organizational objectives.-
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2008.TCC.1514-
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