Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15148
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_AlexandreCaldasCurley_tcc.pdf3,89 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Implementação de um modelo de filas envolvendo simulação para análise do sistema portuário
Autor(es): Curley, Alexandre Caldas
Orientador(es): Garcia, Reinaldo Crispiniano
Assunto: Teoria das filas
Terminais portuários
Processo estocástico
Data de apresentação: 5-Jul-2016
Data de publicação: 8-Nov-2016
Referência: CURLEY, Alexandre Caldas. Implementação de um modelo de filas envolvendo simulação para análise do sistema portuário. 2016. xii, 81 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia de Produção)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Este estudo buscou simular um sistema de filas que represente o fluxo de caminhões para escoamento da produção de granéis sólidos vegetais através do Porto de Santos, desde a chegada nos pátios reguladores até a saída dos terminais portuários, após descarregamento. Para tal, foram analisados os dados reais de movimentação de caminhões no Porto de Santos durante o ano de 2014, a partir dos quais foram estimados os parâmetros necessários para a realização das simulações do sistema de filas. Ao final, a partir dos parâmetros de desempenho do sistema de filas, o presente estudo buscou estimar os custos de transporte de granéis sólidos vegetais do estado de Mato Grosso ao Porto de Santos para o estado atual do sistema portuário (em que o terminal portuário analisado conta com três tombadores para atendimento aos caminhões) e para cenários que consideram investimentos que melhoram os tempos de serviço aos caminhões no terminal portuário analisado, representados pela instalação de tombadores adicionais.
Abstract: This study simulates a queueing system that represents the flow of trucks, transporting agricultural dry bulk, to the Port of Santos, from the arrival at the control parking areas to the exit, after unloading, at the port terminals. For this purpose, actual truck movement data from 2014 were used to establish the parameters required for the system simulation. Finally, using the performance parameters of the queueing system, this study estimated the costs associated with transporting agricultural dry bulk from the state of Mato Grosso to the Port of Santos for the current port system state (in which a port terminal has three truck dumpers for service) and for other scenarios, which consider investments that improve truck service times in the port terminal in question, represented by the installation of additional truck dumpers.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2016.
Aparece na Coleção:Engenharia de Produção



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons