Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15125
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_JoaoAntonioBarrosoBastosSantosFerreira.pdf6,92 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Estudo comparativo do desgaste erosivo – abrasivo de aços inoxidáveis e aços de baixo carbono
Autor(es): Ferreira, João Antonio Bastos
Orientador(es): Cueva Galárraga, Edison Gustavo
Assunto: Aço - estruturas
Resistência de materiais
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 4-Nov-2016
Referência: FERREIRA, João Antonio Bastos. Estudo comparativo do desgaste erosivo – abrasivo de aços inoxidáveis e aços de baixo carbono. 2016. x, 73 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia Automotiva)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo geral, fazer um estudo comparativo da resistência ao desgaste erosivo-abrasivo de amostras de aço de baixo carbono e de aço inoxidável utilizadas na fabricação de componentes náuticos (hélice de rotores). Na etapa inicial do trabalho foram realizadas adaptações numa bancada de ensaios de desgaste construída na Faculdade do Gama da Universidade de Brasília, e depois verificada seu correto funcionamento por meio de ensaios de desgaste em amostras de aço de baixo carbono em solução aquosa contendo areia grossa como abrasivo. Posteriormente o mesmo ensaio foi realizado com um aço inoxidável. Novos ensaios utilizando uma solução aquosa contendo sal e areia foram realizados em amostras dos dois materiais. As amostras foram fixadas a um disco porta amostras de tal forma que as partículas impactassem nas amostras com ângulos predeterminados de 0º, 30º, 45º, 60º e 90º. O tempo total dos ensaios foi de 5 horas, para cada ângulo examinado. No primeiro ensaio a cada 30 minutos os ensaios foram interrompidos para quantificar a perda de massa sofrida, no segundo ensaio as paradas eram de 1 hora. Os resultados mostraram que as amostras ensaiadas com ângulo de 30º foram as que mais se desgastaram, seguidas das amostras ensaiadas a 45º, 90º, 60º e 0º e que as amostras de aço inoxidável obtiveram menores perdas de massa nos ensaios. Estes resultados, em geral, corroboram com outros apresentados na literatura cientifica, a exceção dos valores medidos a 90º cujo comportamento pode ser explicado em função do arranjo experimental utilizado. A dinâmica de movimentação da solução erosiva faz com que parte das partículas erosivas impactem as amostras com ângulos diferentes aos previstos nos ensaios.
Abstract: This study has the general objective of making a comparative research of resistance to erosive-abrasive wear of low carbon steel samples and stainless steel used in the manufacture of water components (propeller rotors). In the initial stage were done adjustments in a wear test workbench built in the Faculdade do Gama da Universidade de Brasília and then verified its correct operation through wear tests of low carbon steel samples in an aqueous solution containing coarse sand as an abrasive. Subsequently the same test was performed with stainless steel and further testing in aqueous solution containing salt and grit were conducted on samples of the two materials. Samples were fixed in a holder such that the particles impacting the samples with predetermined angles 0 °, 30 °, 45 °, 60 ° and 90 °. The total time of the test was 5 hours for each angle considered. In the first assay in every 30 minutes the tests were stopped to measure the weight loss in the second test the stop times were of 1 hour. The results showed that the samples tested with 30 ° angle were the ones most worn, followed by the test samples 45, 90, 60 and 0º and the stainless steel samples had lower weight loss during the tests. These results generally agree with other presented in the scientific literature, with the exception of the 90º measured values whose behavior can be explained by experimental arrangement used. The dynamic handling of the erosive solution causes of the erosive particles impacting the samples with different angles to those of tests.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Curso de Engenharia Automotiva, 2016.
Aparece na Coleção:Engenharia Automotiva



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons