Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Vargas, Miramar Ramos Maia | - |
dc.contributor.author | Brick, Talita Vasconcelos | - |
dc.identifier.citation | BRICK, Talita Vasconcelos. Projetos educacionais voltados para as áreas remanescentes de quilombos. 2008. 53 f. Monografia (Especialização em Gestão de Programas e Projetos Educacionais)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008. | en |
dc.description | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, 2008. | en |
dc.description.abstract | Esta Monografia é um requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Gestão de Programas e Projetos Educacionais pela Universidade de Brasília. Trata-se de estudo exploratório que teve como objetivo geral analisar a implementação dos projetos educacionais do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para as áreas remanescentes de quilombos, verificando se o direcionamento proposto promove a valorização da identidade negra e é coerente com os objetivos dispostos na legislação, para fornecer subsídios a futuras melhorias. A pesquisa foi qualitativa e usou análise documental. Foram consultados os relatórios de atividade do FNDE, seu sistema interno e o Sistema de Informações Gerenciais de Planejamento (SIGPLAN) do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, bem como dissertações e teses. Usou-se, ainda, entrevista semi-estruturada, com membro da Secretaria responsável pela elaboração de políticas para os remanescentes de quilombos e com representante de entidade não-governamental*, cujos dados foram analisados com base na técnica “Análise de Conteúdo”. Após a análise observou-se que, apesar da propalada intenção do Governo de promover a valorização da identidade negra e do direcionamento correto dado ao Programa Brasil Quilombola, há muitos obstáculos a serem vencidos que, aliados ao mito da democracia racial, prejudicam a implantação dos projetos educacionais para as áreas remanescentes de quilombos. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Programas de ação afirmativa | en |
dc.subject.keyword | Negros - identidade racial | en |
dc.subject.keyword | Negros - educação | en |
dc.subject.keyword | Quilombos | en |
dc.title | Projetos educacionais voltados para as áreas remanescentes de quilombos | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | en |
dc.date.accessioned | 2011-02-15T11:14:26Z | - |
dc.date.available | 2011-02-15T11:14:26Z | - |
dc.date.issued | 2011-02-15T11:14:26Z | - |
dc.date.submitted | 2008 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/1511 | - |
dc.language.iso | Português | en |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2008.TCC.1511 | - |
Aparece na Coleção: | Gestão de Programas e Projetos Educacionais
|