Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15116
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_MariaAldeniceSantosdeLucenadaMata.pdf547,08 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Integração família-escola no processo educativo
Autor(es): Mata, Maria Aldenice Santos de Lucena da
Orientador(es): Pereira, Sônia Freitas Pacheco
Assunto: Família e escola
Educação - participação dos pais
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 4-Nov-2016
Referência: MATA, Maria Aldenice Santos de Lucena da. Integração família-escola no processo educativo. 2015. 77 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.
Resumo: O foco principal deste trabalho está relacionado a Integração Família-Escola no Processo Educativo, pois está em destaque por causa da discussão sobre o alcance do sucesso dos alunos no processo de ensino aprendizagem. A ausência dos pais as reuniões pedagógico sendo um indicativo do pouco acompanhamento da vida escolar das criançaspor parte dos pais. Diante deste contexto, definiu-se o objetivo geral dessa pesquisa investigar como ocorre a participação da família nos processos educativos no contexto escolar. E, como objetivos específicos: identificar como ocorrem as relações entre a escola e família frente às ações educativas propostas, verificar se o Projeto Político Pedagógico contempla ações educativas de integração família e escola; e por fim analisar os principaisfatores que impedem a participação mais efetiva e sistematizada de pais e ou responsáveis nos processos educativos da escola. A pesquisa foi feita em uma escola do município de Alexânia Goiás no Ensino Fundamental I.Para obtenção dos dados foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa por meio da aplicação de questionários a quatro pessoas vinculadas ao núcleo escolar: a diretora, professora, coordenadora e mães. Nos resultados foi constatada a importância da educaçãona vida de um cidadão, a responsabilidade familiar de educar e cuidar dos filhos e a consciência dos efeitos positivos da presença assídua da família na escola, e também houve consenso do grupo investigado quanto a importância de acompanhar o desempenho escolar dos filhos. Também não foi verificado um grande desequilíbrio na relação entre a família e a escola pesquisada, porém uma parcela demonstrou ter conhecimento do Projeto Político Pedagógico da Escola. Assim, conclui-se que a sociedade necessita de uma parceria de sucesso entre família e escola, pois só assim poderá realmente fazer uma educação de qualidade.
Abstract: The main focus of this work is related to integration Family- School in the educational process as it is highlighted because of the discussion of the students achieve success in teaching and learning process. The absence of parents pedagogical meetings being indicative of little monitoring of school life of children by parents. Given this context, it defined the overall goal of this research is to investigate how family involvement in the educational process in the school context. And the following objectives: identify occur as relations between the school and family in the face of educational activities proposed, verify that the Pedagogical Political Project includes educational activities to integrate family and school; and finally analyze the main factors that prevent the most effective and systematic participation of parents or guardians and the school educational processes. The research was done at a school in the city of Goiás Alexânia in Elementary Education I. Para obtain the data a qualitative research through the use of questionnaires to four people within the school core was developed: the director, teacher, coordinator and mothers. The results it was found the importance of education in the life of a citizen, the family responsibility of educating and caring for children and the awareness of the positive effects of the constant presence of the family in school, and there was also consensus of the group investigated as the importance of monitoring the school performance of children. Nor was there a great imbalance in the relationship between the family and searched the school, but a portion has demonstrated knowledge of the School Pedagogical Policy Project. Thus, it is concluded that the company requires a successful partnership between family and school, because only then can really make a quality education.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância, 2015.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons