Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1511
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_TalitaVasconcelosBrick.pdf316,03 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Projetos educacionais voltados para as áreas remanescentes de quilombos
Autor(es): Brick, Talita Vasconcelos
Orientador(es): Vargas, Miramar Ramos Maia
Assunto: Programas de ação afirmativa
Negros - identidade racial
Negros - educação
Quilombos
Data de apresentação: 2008
Data de publicação: 15-Fev-2011
Referência: BRICK, Talita Vasconcelos. Projetos educacionais voltados para as áreas remanescentes de quilombos. 2008. 53 f. Monografia (Especialização em Gestão de Programas e Projetos Educacionais)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
Resumo: Esta Monografia é um requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Gestão de Programas e Projetos Educacionais pela Universidade de Brasília. Trata-se de estudo exploratório que teve como objetivo geral analisar a implementação dos projetos educacionais do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para as áreas remanescentes de quilombos, verificando se o direcionamento proposto promove a valorização da identidade negra e é coerente com os objetivos dispostos na legislação, para fornecer subsídios a futuras melhorias. A pesquisa foi qualitativa e usou análise documental. Foram consultados os relatórios de atividade do FNDE, seu sistema interno e o Sistema de Informações Gerenciais de Planejamento (SIGPLAN) do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, bem como dissertações e teses. Usou-se, ainda, entrevista semi-estruturada, com membro da Secretaria responsável pela elaboração de políticas para os remanescentes de quilombos e com representante de entidade não-governamental*, cujos dados foram analisados com base na técnica “Análise de Conteúdo”. Após a análise observou-se que, apesar da propalada intenção do Governo de promover a valorização da identidade negra e do direcionamento correto dado ao Programa Brasil Quilombola, há muitos obstáculos a serem vencidos que, aliados ao mito da democracia racial, prejudicam a implantação dos projetos educacionais para as áreas remanescentes de quilombos.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, 2008.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2008.TCC.1511
Aparece na Coleção:Gestão de Programas e Projetos Educacionais



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.