Título: | A influência da cultura na percepção do consumidor : os produtos da marca Casino na França e no Brasil |
Autor(es): | Luz, Mariana |
Orientador(es): | Dantas, Edmundo Brandão |
Assunto: | Marketing Comportamento do consumidor Marca de produtos |
Data de apresentação: | Jun-2016 |
Data de publicação: | 3-Nov-2016 |
Referência: | LUZ, Mariana. A influência da cultura na percepção do consumidor: os produtos da marca Casino na França e no Brasil. 2016. 129 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo analisar a influência da cultura na percepção do
consumidor em relação aos produtos da marca Casino, uma empresa francesa de
varejo que chegou ao Brasil em 2005. Para isto, foram analisadas e comparadas as
atitudes e comportamentos do consumidor brasileiro e francês em relação aos
mesmos produtos da marca, com o intuito de definir qual o nível de influência da
cultura de cada país na percepção destes consumidores em relação à qualidade,
utilização e relevância dos produtos Casino. Esta análise foi desenvolvida por meio
de entrevistas em profundidade com especialistas para melhor entendimento do
cenário em que a pesquisa se insere e de aplicação de questionários com os
consumidores brasileiros e franceses, para a compreensão de como enxergam os
produtos e a marca Casino, identificando se a cultura influencia estes pensamentos.
Além disso, para fundamentar este trabalho, foi feita uma pesquisa bibliográfica nas
áreas do consumo e da relação cultural, incluindo conceitos como: Efeito país de
origem, Cultura, Consumo, Varejo, Mercado Global, Percepção e Imagem. |
Abstract: | This research aims to analyse the influence of culture on the consumer’s perception
in relation to the Casino brand’s products. Casino is a French retail company that
arrived in Brazil in 2005. With this in mind, the attitudes and the behaviour of the
Brazilian and French consumers will be analysed and compared, with the same
products of this brand, in order to define the level of influence of the culture of each
country in the perception of consumers regarding the quality, usage and relevance of
Casino products. This analysis will be developed through in-depth interviews with
experts to better understand the scenario in which the research is developed and
with Brazilian and French consumers, to understand how they see the products and
the Casino brand, identifying to which level culture influences these thoughts. In
addition, to support this work, a literature search will be made in the areas of
consumption and cultural relations, including concepts such as country of origin
effect, Culture, Consumer, Retail, Global Markets, perception and image. |
Résumé: | Cette recherche vise à analyser l'influence de la culture sur la perception des
consommateurs par rapport aux produits de la marque Casino, une entreprise
française de vente au rétail qui est arrivé au Brésil en 2005. Pour cela, se seront
analysés et comparés les attitudes et le comportement du consommateur brésilien et
français pour les mêmes produits de la marque, afin de définir le niveau d'influence
de la culture de chaque pays dans la perception des consommateurs quant à la
qualité, l'utilisation et la pertinence des produits Casino. Cette analyse sera
développée grâce à des entretiens approfondis avec des experts afin de mieux
comprendre le scénario dans lequel la recherche fait partie et avec les
consommateurs brésiliens et français, pour mieux comprendre comment ils voient les
produits et la marque Casino, et identifier comment la culture influence ces pensées.
En plus, pour soutenir ce travail, une recherche documentaire sera faite dans les
domaines de la consommation et de relations culturelles, y compris les concepts tels
que l'effet pays d’origine, la culture, les consommateurs, le commerce global, la
perception et l'image. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Comunicação Social –Comunicação Organizacional, 2016. |
Aparece na Coleção: | Comunicação - Comunicação Organizacional
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