Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/15096
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_CleidianeAlmeidaSena_tcc.pdf883,46 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Educação especial na perspectiva da inclusão escolar em Cruzeiro do Sul – Acre
Autor(es): Sena, Cleidiane Almeida
Orientador(es): Dias, Sueli de Souza
Assunto: Inclusão escolar
Estudantes com necessidades educativas especiais
Educação inclusiva
Data de apresentação: 28-Nov-2015
Data de publicação: 27-Out-2016
Referência: SENA, Cleidiane Almeida. Educação especial na perspectiva da inclusão escolar em Cruzeiro do Sul – Acre. 2015. 60 f., il. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.
Resumo: A pessoa com necessidades educacionais especiais (seja por deficiências, transtornos globais no desenvolvimento ou por altas habilidades) tem direitos, garantido por lei de estudar em escola comum, compartilhando experiências e aprendizagens com seus pares com ou sem deficiências. Com base nessa concepção foi organizada a presente pesquisa, Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar em Cruzeiro do Sul – Acre, que busca analisar a educação inclusiva e investigar o papel do Atendimento Educacional Especializado (AEE) nas séries iniciais em uma escola da rede estadual. A metodologia utilizada neste trabalho foi do tipo qualitativa. O principal instrumento de pesquisa utilizado foi a entrevista qualitativa. Participaram do estudo quatro educadores da rede pública que desempenhavam as seguintes funções: dois professores que atuam em Atendimento Educacional Especializado, um coordenador pedagógico local que atua em uma escola e uma coordenadora do Núcleo de Apoio Pedagógico à Inclusão (NAPI). Como resultado da pesquisa foi possível constatar que o ensino inclusivo é aplicado com muita atenção e responsabilidade na escola pesquisada, com envolvimento da equipe gestora, AEE e NAPI. O educador se empenha para ser um professor atuante e atender os alunos com diferentes deficiências, que juntos vêm contribuindo com a formação dos alunos e o desenvolvimento de suas potencialidades.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, 2015.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons