Título: | As experiências docentes com o Método Teacch no atendimento de crianças autistas no ensino regular |
Autor(es): | Leite, Conceição Ferreira |
Orientador(es): | Silva, Simone Cerqueira da |
Assunto: | Atendimento educacional especializado Autismo em crianças Crianças deficientes - educação |
Data de apresentação: | 2016 |
Data de publicação: | 27-Out-2016 |
Referência: | LEITE,Conceição Ferreira. As experiências docentes com o método Teacch no atendimento de crianças autistas no ensino regular. 2015 56 f. il., Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Ipatinga - MG. 2015. |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi investigar como ocorre o ensino do aluno com autismo no
contexto do Ensino Regular, o conhecimento dos professores a respeito da aplicação do
medo TEACCH, na sala de aula, como ocorre a aplicação do método de aula e como
deveria ser o ensino do aluno autista na perspectiva dos professores. Para alcançar o que
foi proposto, optou-se por uma pesquisa qualitativa, a fim de comprovar os objetivos do
mesmo. Como instrumentos foram utilizados entrevista e questionário. Participaram do
estudo 2 (dois), profissionais que trabalham em escolas públicas. Diante das discussões
de resultados, percebe-se que a aplicação do método TEACCH, não ocorre no contexto
das escolas investigadas, visto que uma professora esta buscando qualificação sobre o
método TEACCH e por acreditar que através dele será capaz de fazer um trabalho
diferenciado com os autistas, a outra não tem conhecimento, mas esta sempre em busca
de novidades através dos veículos de comunicação (internet) e buscando parceria com a
professora do AEE (Atendimento Educacional Especializado), situação que dificulta
muito o trabalho com o método proposto. As professoras que participaram da entrevista
acham que o ensino do aluno autista, precisa ser repensado e reestruturado, pois estão
com muitas dificuldades de adaptação do currículo comum para este publico alvo.
Diante de todos os resultados obtidos, é possível concluir que o conhecimento das
professoras sobre o método TEACCH é pouco, e que a falta de qualificação profissional
e as políticas públicas são um dos maiores entraves na melhoria e construção do
processo ensino aprendizagem dos autistas. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, 2015. |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
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