Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15090
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_CristianeMorosov_tcc.pdf419,62 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O aluno surdo : o professor e o intérprete no ensino regular
Autor(es): Morosov, Cristiane
Orientador(es): Brandão, Lucia de Carvalho
Assunto: Surdos - educação
Estudantes com necessidades educativas especiais
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 27-Out-2016
Referência: MOROSOV, Cristiane. O aluno surdo o professor e o intérprete no ensino regular. 2015. 31 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.
Resumo: A monografia tem por objetivo analisar o aluno surdo no ensino regular e o professor intérprete. Discutimos as dificuldades encontradas perante o aluno surdo a comunicação ou a LIBRAS. Utilizamos a pesquisa bibliográfica e de campo, com intuito de focar e analisar quais as principais necessidades do ensino regular para alcançar a aprendizagem desse aluno, considerando o aspecto principal à formação do intérprete e do professor. É preciso criar uma forma de expressar uma interação acessível entre surdos e todos que participam deste processo. Os dados foram obtidos por meio de observação e entrevista com a diretora da escola, onde o caso foi observado. Com base na entrevista constatamos a importância do intérprete perante o aluno surdo. Após a análise foi possível notar que quando o professor intérprete e regente atuam juntos, como co docentes, beneficiam muito o processo de ensino e aprendizagem.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, 2015.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons