Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/15087
Título: | Relações familia-escola na educação e no desenvolvimento intelectual de uma criança com diagnóstico de síndrome de espectro autista |
Autor(es): | Cruz, Catia Nogueira da |
Orientador(es): | Ramos, Patrícia C. Campos |
Assunto: | Autismo em crianças Inclusão escolar Educação de crianças Estudantes com necessidades educativas especiais |
Data de apresentação: | 2015 |
Data de publicação: | 21-Out-2016 |
Referência: | CRUZ, Catia Nogueira da. Relações familia-escola na educação e no desenvolvimento intelectual de uma criança com diagnóstico de síndrome de espectro autista. 2015. 42 f., il. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015. |
Resumo: | Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que tem por objetivo identificar formas de interação escola-família, perante a inclusão de crianças com deficiência intelectual. A realidade citada foi de uma criança de seis anos com síndrome do espectro autista que cursa o primeiro ano do Ensino Fundamental, em uma escola municipal da cidade de Barretos. Os participantes desse estudo foram: a professora da sala regular, a professora da sala de AEE e a mãe da criança. Foram realizadas entrevistas com gravação de áudio. É consenso entre os participantes a importância do apoio familiar no processo de ensino-aprendizagem e conquista da autonomia de crianças com deficiências intelectuais. Para os participantes deste estudo, o trabalho realizado no lar auxilia o processo de inclusão da criança, facilitando sua interação com os colegas e professores. Através dos dados obtidos foi possível concluir que a família exerce um papel muito importante no desenvolvimento pessoal e intelectual das crianças, a ponto que a possível presença de uma deficiência deixe de ter maior destaque do que as potencialidades, como no caso estudado. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, 2015. |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons